Em 1941 foi criada a Associação Profissional dos Trabalhadores nas Indústrias de Artefatos de Borracha de São Paulo e Santo André. Reynaldo Folla foi o primeiro presidente. A diretoria era composta ainda pelo secretário Lázaro Bernardes dos Santos e pelo tesoureiro Sergio Mesquita.

A entidade foi reconhecida como Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Artefatos de Borracha de São Paulo e Santo André no dia 18 de junho de 1942. O corpo diretivo foi mantido.

No ano de 1945, com a queda do governo de Getúlio Vargas, houve intervenção no sindicato. Desta forma, foi nomeada uma junta governativa constituída por Luiz Ramos, Francisco Vergara e Humberto Cavalcanti. No ano seguinte, houve eleição da nova diretoria, presidida por Leonardo Vitor Molinaro. João Leocadio da Silva era o secretário e Sergio Mesquita o tesoureiro.

No decorrer daquele mandato, Leonardo Vitor Molinaro renunciou, houve recomposição da diretoria e quem assumiu a presidência foi João Leocadio da Silva, que permaneceu no cargo até 24 de maio de 1947, quando houve nova intervenção, desta vez do então Ministério do Trabalho Indústria e Comércio.

A nova junta governativa foi constituída por Leonardo Vitor Molinaro, Geraldo Santana de Oliveira e Humberto de Araujo Lucena. Leonardo Vitor Molinaro não tomou posse, assumindo a presidência da junta governativa Geraldo Santana de Oliveira. Ele permaneceu no cargo até setembro de 1950, quando se desincompatibilizou para concorrer à eleição, que se realizaria naquele ano. Oswaldo Lima foi eleito presidente.

Até 1948, a denominação era Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Artefatos de Borracha de São Paulo e Santo André, quando foi promulgada uma lei estadual que criou o município de São Caetano do Sul, então distrito de Santo André.

Rua Abolição 399/405, Bela Vista - São Paulo

E-mail: sintrabor@sintrabor.org.br