cabecalho
Home Logo Fale Conosco Sedes Facebook Radio

PROGRAMA DE PROTEÇÃO AO EMPREGO:

SAIBA O QUE É E COMO FUNCIONA

O ministério do Trabalho e Emprego divulgou no dia 21/07 as regras para adesão ao Programa de Proteção ao Emprego (PPE). Para garantir o benefício, em primeiro lugar, as empresas precisarão firmar acordo com os sindicatos. Para que esse acordo seja feito, terão também que demonstrar ao sindicato com o qual está sendo feito acordo que foram esgotados todos os períodos de férias, inclusive as coletivas e banco de horas. O PPE possibilita a redução de jornada e corte de até 30% nos salários para as empresas com dificuldades financeiras.

OBJETIVOS DO PPE

COMO FUNCIONA?

ADESÃO E CONDIÇÕES

Duração de até 6 meses, podendo ser prorrogável, com limite máximo de 12 meses. A adesão poderá ser feita até 31/12/2016. O governo federal ainda definirá os indicadores econômicos e financeiros para o enquadramento dos setores e empresas no programa.

VEJA ALGUNS EXEMPLOS DE COMO FICARÁ O SALÁRIO NA ADESÃO AO PPE

Um trabalhador ou trabalhadora que receba R$ 2.500,00 com a redução da jornada passará a receber R$ 1.750,00 mais o subsídio do governo que será de R$ 375,00, receberá R$ 2.125,00, ou seja, 85% do salário original.

Um trabalhador ou trabalhadora que receba R$ 5.000,00, com a redução da jornada, passará a receber R$ 3.500,00 mais o subsídio do governo que será de R$ 750,00 , receberá R$4.250,00, ou seja, 85% do salário original.

DIFERENÇAS ENTRE O LAY-0FF E PPE

Como funciona o atual sistema de lay-off:

COMO PASSA A SER COM O PPE