Descubra o que pode estar 'guardado' debaixo da sua unha

"Nossa pele é normalmente composta por uma flora de bactérias e fungos. Se a pessoa estiver com o sistema imunológico baixo, em um ambiente propício, esses fungos e bactérias podem se proliferar", explica a podóloga Tatiany Kermessi.

As bactérias encontradas embaixo da unha vivem na pele podendo causar algum distúrbio ao organismo. Os tipos mais freqüentes de serem encontrados são o estafilococos, estreptococos e os pseudômonas. Já a levedura mais freqüente é a cândida.

É importante lembrar que essas bactérias e leveduras podem ser transmitidas para outras pessoas bem como para outras partes do corpo. "Ferimentos abertos ou locais de resistência menor, como as superfícies mucosas, são áreas com maior risco de contaminação", explica Solange Teixeira, dermatologista da Unifesp.

Ainda segundo Solange, as doenças mais fáceis de serem encontradas nas unhas são as infecciosas. "Alguns fungos e leveduras causam doenças que levam ao espessamento, alteração de coloração e descolamento das unhas", ensina.

Outra doença que pode aparecer debaixo da unha é a verruga, causada pelo vírus HPV. "Muitas vezes essa doença leva a deformação e descolamento, que podem ser confundidos com micoses e tumores", explica a dermatologista. Manchas escuras, pretas e acastanhadas podem não ser apenas sujeira ou resíduos, mas sim uma alteração racial ou mesmo um tumor maligno, chamado melanoma.

Fonte: Terra