O Sindimais é considerado o principal evento anual para Sindicatos de trabalhadores e empresariais, profissionais de relações trabalhistas e sindicais, prestadores de serviço e especialistas do setor no nosso país. “Em um cenário de constantes mudanças na legislação, nas convenções coletivas e nas dinâmicas do mundo do trabalho, o Sindimais tem se consolidado como um espaço fundamental para o diálogo entre sindicatos, empresas e poder público”, assim descreve Juliana Vilela, CEO da Agência Efettiva, Cofundadora do Sindimais e organizadora do evento.
Sendo assim, a Edição do SINDIMAIS 2025 foi realizada no último dia 16 de outubro, no Hotel Pullman, na Vila Olímpia, reunindo centenas de pessoas do mundo do trabalho, personalidades políticas e empresariais, que somadas aos 6 anos anteriores de história do evento, chegamos aos impressionantes números: 150 palestrantes, 4.000 participantes, 800 categorias profissionais representadas e 70 marcas de patrocinadores.


Cabe frisar, que o evento Sindimais sempre foi marcado pela troca de experiências entre líderes e dirigentes sindicais laborais e empresariais, executivos de relações trabalhistas e sindicais (RTS), profissionais de RH, representantes do poder público, da área acadêmica e do terceiro setor, prestadores de serviço, consultores e gestores do segmento, através de uma programação dinâmica, painéis estratégicos, palestras inspiradoras e feiras de negócios.
Em 2025, o temário do Sindimais versou sobre Competitividade e Emprego (Uma análise de crescimento, disputa geopolítica e comercial entre Brasil e Estados Unidos); Tecnologia e Organização do Trabalho: Um novo ecossistema (Como a automação, a inteligência artificial e a digitalização estão criando essa nova realidade); Pejotização e o Futuro das Relações do Trabalho no Brasil; Desenvolvimento Econômico e Inclusão (O papel do Estado, das empresas e dos sindicatos para a empregabilidade de jovens e mulheres) e Escala 6×1 (Decifrando a proposta de redução de jornada e seus impactos para as empresas).
Entre os palestrantes, ressaltando o caráter tripartite dos painéis, podemos destacar: Luiza Helena Trajano (presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza); Ricardo Martins ( Vice-presidente da Hyundai Motor Brasile das Américas Central e do Sul); Adriana Marcolino ( Diretora Técnica do DIEESE e Conselheira do CDESS); Paulo Schoueri (Vice-presidente da FIESP); Dr. Otávio Torres Calvet (Juíz do TRT/ RJ); Jefferson Caproni (presidente do SindSaúde-SP); Sérgio Luiz Leite (vice-presidente da Força Sindical e presidente da Fequimfar); Ricardo Patah (presidente da UGT); Tabata Amaral (deputada federal) ; Laércio Oliveira (senador da República); entre outros.
O SINTRABOR/FENABOR mais uma vez se fez presente, com uma delegação robusta formada pelos seguintes companheiros e companheiras: Diretoria (Samuel Ferrinho, Vicente, Laércio e Ozenilda); Depto. Jurídico (dr. César e dra. Andressa) e Assessoria (Ortelio, Valter Paixão, Ricardo, Paulo César e Carlito).

“Entendemos que a ampliação dos conhecimentos dos integrantes da nossa entidade de classe é imprescindível no sentido de que possamos atender com excelência as demandas dos trabalhadores e trabalhadoras da categoria da borracha e seus dependentes e com os eventos do SINDIMAIS, o sindicalismo brasileiro vai cada vez mais além, através de um olhar 360 graus, não se limitando a questões corporativas, mas tendo uma visão sistêmica para enfrentar todo e qualquer desafio, seja no chão de fábrica ou em assuntos de abrangência conjuntural mundial”, afirmou Márcio Ferreira, Presidente SINTRABOR/FENABOR.

 
								
 
								
 
             
            

 
 
 
 
