SINTRABOR: Quem Somos!

O SINTRABOR (Sindicato dos Borracheiros da Grande São Paulo e Região) é uma entidade de classe que representa os (as) trabalhadores (as) das indústrias de artefatos de borracha, pneumáticos e afins, em 37 municípios do nosso Estado, constituindo-se no maior Sindicato dessa categoria profissional de todo o Brasil.
O SINTRABOR, que começou como uma associação em 1939, foi reconhecido legalmente como Sindicato em 18 de junho de 1942, ainda com sua base territorial abrangendo apenas as cidades de São Paulo e Santo André. Isso significa que ao longo de quase 8 décadas, e apesar de todas as dificuldades enfrentadas por uma instituição que defende os interesses de uma sofrida parcela da sociedade (onde o seu ganha pão é através do suor do seu trabalho), o SINTRABOR cresceu e se consolidou como uma das referências do movimento sindical brasileiro.
Nascemos no início dos anos 40, no transcorrer da 2ª Guerra Mundial e em pleno Estado Novo. Estivemos presentes na Campanha do “Petróleo é nosso!” e lutamos pelo desenvolvimento da indústria nacional nos anos 50.
Apoiamos as reformas de base no começo dos anos 60 e enfrentamos os anos de chumbo a partir da segunda metade dessa década e durante todo os anos 70.
Com o alvorecer dos anos 80 e a luta pela redemocratização do nosso país, as organizações sindicais, que estiveram na linha de frente dessa jornada, foram encontrando espaços para trilhar caminhos buscando assegurar a sua representação classista em toda a sua plenitude, cujo ápice foi com a promulgação da Constituição Cidadã em 05 de outubro de 1988.
Durante os anos 90, já com as Eleições Diretas para Presidente asseguradas, vivemos uma década de grandes conquistas para a nossa categoria com a realização de grandes assembleias, greves e mobilizações, mesmo com a chamada globalização da economia e a abertura de mercados, que ameaçavam segmentos da indústria nacional sob a tutela do protecionismo e com baixos índices de competitividade.
Com o início do novo milênio, seguimos garantindo Convenções Coletivas de Trabalho, com inúmeras cláusulas de benefícios sociais e econômicos aos (as) borracheiros (as) e seus dependentes, ou seja, na 1ª década dos anos 2000 seguimos em frente, com os ventos da democracia e da participação da classe trabalhadora nas decisões da nossa nação, contribuindo para essa conjuntura de avanços.
Ao alvorecer da década de 2010, as intempéries da conjuntura política e econômica que se abateram sobre o Brasil, principalmente a partir de 2015, começaram a trazer os seus efeitos nocivos aos assalariados, tais como: Terceirização Total, Reforma Trabalhista, Precarização de Direitos, Ataques a Autonomia e Organização Sindical. Ou seja, nunca em tão pouco espaço de tempo, nem mesmo durante o Regime Militar, os trabalhadores e suas entidades de representação classista foram tão atacados, com o risco do restabelecimento de relações entre Capital e Trabalho análogas ao início da Revolução Industrial no século XVIII.
No entanto, tal situação não nos esmorece, muito pelo contrário, a Direção do SINTRABOR sabe que para proporcionar a rede social de assistência que hoje oferecemos aos (as) nossos(as) trabalhadores(as) e os seus familiares (Sede Central, Subsedes, Departamento Jurídico, Atendimento Odontológico, Colônia de Férias, entre outros serviços e benefícios) foi necessário muito empenho, superação de muitas adversidades e de infinitos contratempos, passando pela exploração de empresários gananciosos, bem como pela perseguição de governantes comprometidos com setores mais retrógrados da nossa sociedade.
Sendo assim, a mensagem sobre QUEM SOMOS é a seguinte: o SINTRABOR é uma instituição voltada não só aos interesses dos trabalhadores da categoria profissional que representa, mas da classe trabalhadora em geral, e não apenas do ponto de vista do tempo da vida que esses companheiros (as) dedicam na sua função laboral, mas também nos aspectos que contemplam o exercício pleno da sua cidadania e da sua família.

(atualizado em ABRIL/2020)