Primeiro evento presencial da Rede Mundial Bridgestone após 5 anos, em função da epidemia da COVID, a 22ª Reunião do Comitê Gestor da IndustriAll começou a ser realizada nesta segunda-feira, dia 17 de junho, com encerramento nesta terça-feira, dia 18 de junho.
Durante o primeiro dia dos trabalhos, a abertura do evento foi conduzida pelo companheiro Nobuhiro Sato do Sindicato Nacional dos Borracheiros do Japão que contextualizou a conjuntura atual e ato contínuo passou a palavra para o nosso presidente Márcio Ferreira que como anfitrião do encontro, agradeceu a presença de todos desejando uma feliz e proveitosa estadia em nosso país. Também fizeram as suas saudações iniciais, os companheiros Thom Grinter, Diretor Global dos Setores da Borracha, Químicos&Farmacêuticos e de Papel&Celulose da IndustriAll, e Cristian Alejandro Valério, Diretor Adjunto da Regional da América Latina da IndustriAll.
Após a abertura, o companheiro Thom Grinter apresentou um relatório dessa grande entidade sindical internacional, que congrega 50 milhões de trabalhadores e 600 sindicatos filiados em 140 países de todo o mundo.
Dando sequência a programação, o companheiro Yusake Miho, do Sindicato do Japão, apresentou um minucioso relatório da Bridgestone sobre os resultados dos negócios da empresa e planos de negócios, bem como as tendências de investimentos em modelos de pneus mais rentáveis.
A seguir foram apresentados os relatórios de síntese regionais, representados pelos sindicalistas do Brasil (Márcio Ferreira, Eduardo dos Santos Lima e Josué da Purificação Pereira), da Argentina (Jesus Eduardo Mansilla e José Luís Salas) e da África do Sul (Dirane James Selala) que abordaram sobre a situação econômica e de emprego em cada país, bem como as tendências das respectivas indústrias nacionais de pneus e ainda sobre a situação da Bridgestone com indicadores de gestão, estrutura de pessoal, etc.
No período da tarde desta segunda-feira, tivemos a exposição dos companheiros Akiro Nagasawa e Yoshiro Ito do Sindicato dos Borracheiros do Japão que mostraram as ações desenvolvidas pela matriz da Bridgestone em prol da segurança dos seus trabalhadores, inclusive na questão da saúde mental. Os representantes dos sindicatos regionais (Brasil, Argentina e África do Sul) fizeram a apresentação dos seus relatórios sobre as condições de trabalho em cada país, com os números dos acidentes e incidentes ocorridos em 2023 e 2024 nas unidades da Bridgestone, bem como o relato de caso de um caso de grande desastre e das atividades desenvolvidas para garantir a segurança e a saúde dos empregados.
Vale ressaltar que o presidente Márcio afirmou enfaticamente: “com o SINTRABOR não existe negociação em relação ao acidente de trabalho. Porque não pode existir acidente de trabalho. Acidente no local de trabalho tem que ser ZERO.”
Após diversas contribuições dos participantes em cada tema explanado, foi feito o encerramento da primeira etapa da programação, com as considerações da mesa dos trabalhos conduzida pelo companheiro Sato e a entrega pelo nosso presidente Márcio Ferreira dos agasalhos oficiais do Sintrabor aos convidados internacionais e ainda do Relatório da FENABOR da Atual Crise da Indústria de Pneus no Brasil.
Créditos Fotos: Carlito Santos