Publicado por 18:55 Palavra do Presidente

FIM DA ESCALA 6 POR 1 ESTÁ NA NOSSA PAUTA DE REIVINDICAÇÕES, ALÉM DE SER UMA DAS PRIORIDADES DO GOVERNO FEDERAL PARA 2026

A aprovação, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, da PEC que coloca fim à escala 6 por 1 representa um avanço importante e histórico para a classe trabalhadora. Décadas se passaram, mas essa jornada extenuante permanece sacrificando a saúde, a convivência familiar e atrapalhando cada vez mais a vida social dos trabalhadores e trabalhadoras. Nossa expectativa e de milhões e milhões de brasileiros é de que possamos progredir para um modelo de organização trabalhista que seja mais humano, equilibrado e compatível com o mundo que estamos vivemos.

Inclusive, nós aqui do SINTRABOR já nos antecipamos. Explico: fizemos questão de colocar na pauta de reivindicações para Campanha Salarial de 2026 no Setor das Pneumáticas o Fim da Escala 6 por 1. Mais do que isso: repeti em todas as Assembleias na porta das empresas (Prometeon, Bridgestone, Titan e Maggion) que essa bandeira de luta será uma das nossas prioridades e vamos batalhar até as últimas consequências para que um novo modelo de jornada de trabalho seja implantado nas fábricas de pneus. Haja vista que ninguém aguenta mais a elevação no número de companheiros e companheiras adoecendo por conta das longas semanas de trabalho sem direito ao descanso adequado.

É importante ressaltar que temos um, digamos, aliado de muito peso nessa “queda de braço”, que é o Presidente Lula. Segundo os Ministros Luiz Marinho, do Trabalho e Emprego, e Guilherme Boulos, da Secretaria-geral da Presidência, o Governo Federal vai tratar a causa da redução da jornada em 2026 como prioridade.

Como estamos cada vez mais próximos do final do ano, é sabido que essa questão só vai avançar de fato a partir de fevereiro, quando ocorrerá a retomada dos trabalhos no Legislativo. Porém, nosso dever e obrigação é permanecermos em constante sistema de alerta, com a categoria mobilizada para garantirmos essa conquista, que será muito importante para assegurar mais dignidade, tempo livre e qualidade de vida para quem faz a economia nacional de fato girar nesse país, que é a classe trabalhadora.

Close