Publicado por 12:44 Aconteceu, Em Destaque

FILIAÇÃO AO DIESAT E INVESTIGAÇÃO MINUCIOSA DAS CAUSAS DOS ACIDENTES NA CATEGORIA ESTÃO ENTRE AS PRINCIPAIS DELIBERAÇÕES DO SEMINÁRIO DOS CIPEIROS DA BORRACHA 2025

No dia 13 de Setembro, sábado, o SINTRABOR realizou o Seminário de Cipeiros da Borracha 2025. O foco principal deste ano foi debater e deliberar ações por meio de palestras com viés mais acadêmico e aprofundado com o objetivo de investigar de forma minuciosa as causas dos acidentes na categoria, a defesa do trabalho seguro dentro das fábricas e a saúde mental como algo fundamental para o bem-estar dos trabalhadores e trabalhadoras, com a experiência vivida pelos companheiros e companheiras da CIPA.

Após a composição da mesa de abertura e a execução do hino nacional, foi respeitado um minuto de silêncio pela morte do trabalhador da Bridgestone Daniel Silva Saraiva, 37 anos, Operador 2, em trágico acidente dentro da fábrica no Setor Banbury, no último dia 19 de Agosto.

Em seguida, os trabalhos foram iniciados com as falas de Miguel Torres (Presidente da Força Sindical Nacional); Viviane de Jesus Forte (Auditora Fiscal da Superintendência Regional do Trabalho); Josué Pereira (Presidente Sind. Borracha Camaçari); Ildeberto Muniz (Prof. UNESP), Edinelson Azevedo de Souza (Presidente Sind. Borracha Americana); Osmir Rato (Presidente Sind. Borracha Sorocaba); João Scaboli (CISTT – Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora); Irani Ribeiro (Diretora do SINTRABOR); Luis Carlos Oliveira (Secret. Nac. de Saúde e Segurança Força Sindical); Alex Ricardo Fonseca (Presidente DIESAT – Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho); bem como ainda tivemos a participação do companheiro Serginho Leite (Presidente FEQUIMFAR) que enviou uma mensagem por vídeo.

Por fim, nosso Presidente Márcio Ferreira encerrou essa primeira etapa falando da defesa da Soberania Nacional, ainda mais neste momento de constantes ataques por parte dos Estados Unidos com o tarifaço promovido pelo Governo Donald Trump. Disse ainda que é muito importante o trabalhador votar em candidatos que de fato vão lutar pelos seus interesses e não em políticos que estão à serviço dos empresários e que não dão a mínima para as demandas da classe trabalhadora. Ele concluiu a sua explanação enfatizando a necessidade de potencializar ações que tragam a mulher para dentro do Sindicato, sobretudo para que suas demandas especificas sejam atendidas.

Ato contínuo, os Presidentes Márcio Ferreira e Alex Ricardo fizeram o anúncio da filiação do SINTRABOR ao DIESAT: “Pelo trabalho que queremos desenvolver na categoria em relação a saúde e segurança, o DIESAT será fundamental para gente evoluir, para gente crescer nestas questões”, afirmou o Presidente Márcio.

Antes de dar sequência aos trabalhos, o Presidente fez um discurso enaltecendo a presença do professor da UNESP Ildeberto Muniz, que além de ter feito parte da mesa de abertura, também foi um dos palestrantes do Seminário: “Quando você faz um evento e traz um professor para falar, significa que estamos evoluindo”, disse o presidente Márcio, arrancando aplausos do plenário.

Mesa desfeita, o 1° painel apresentou o tema “Balanço das Ações do Sindicato na Área de Saúde e Segurança (Lutas, Conquistas e Desafios). Os palestrantes foram: Fernando Lima (Economista do DIEESE) e Dr. Cesar Granieri (Coord. Jurídico do SINTRABOR).

Em seguida tivemos o 2° painel com o tema: “Resoluções da 5ª Conferência Nacional do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT)”. Ministraram esta palestra: Viviane de Jesus Forte (Auditora Fiscal da Superintendência Regional do Trabalho), Eduardo Bonfim (Coord. Técnico do DIESAT) e João Scaboli (CISTT – Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora).

Após a parada para o almoço, os trabalhos foram retomados na parte da tarde com o Painel 3, que trouxe como tema: “Convenção da OIT sobre os riscos biológicos com enfoque na Saúde Mental dos Trabalhadores”. Falaram sobre esse tema o professor da UNESP Ildeberto Muniz, Ortelio Palacio (Relações Internacionais do SINTRABOR) e Juan Guilarte da OIT da América do Sul, que participou por meio de videoconferência.

O último painel foi reservado para tratar do tema “A Função do Cipeiro x Estabilidade x Capacitação”, que teve como palestrante Domingos Lino (FUNDACENTRO); além das participações do vice-presidente Samuel Alves (Ferrinho) e dos Diretores do SINTRABOR: Tarcizo Martins e André Nunes (Sorriso), que falaram sobre as funções de ambos no CISTT de Santo André, bem como de Rodrigo Greco, cipeiro na Bridgestone.

Também foi apresentado vídeo com a saudação de Jacildo Siqueira (Coordenador CISTT- Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora), que não pôde estar presente, mas fez questão de elogiar o Sindicato pela organização do evento.

De forma simbólica, houve a entrega de Certificados de Participação para um Cipeiro e uma Cipeira, sendo que os demais receberão seus diplomas individuais pelos diretores e assessores do Sindicato.

Para finalizar, o Presidente Márcio Ferreira fez um forte discurso sobre a questão da saúde e segurança, projetando eventos e ações futuras que o Sindicato pretende realizar já para o ano que vem, bem como a necessidade do engajamento políticos por parte dos trabalhadores. Ele ainda anunciou que o SINTRABOR realizará dois eventos: um Festival de Música dos trabalhadores da categoria, ainda este ano; além do Encontro de Mulheres da Borracha, que acontecerá no ano que vem e com caráter internacional.

SETEMBRO AMARELO

Vale ressaltar que o SINTRABOR fez referência durante todo o evento ao Setembro Amarelo que é o mês de prevenção ao suicídio. O Sindicato entregou aos participantes folder informativo, botton (laço amarelo) da campanha, além de apresentar dois vídeos: um específico falando do Setembro Amarelo e outro produzido pelo CVV (Centro de Valorização da Vida) sobre a importância de procurar ajuda em momentos que a saúde mental não está legal.

Fotos: Carlito Santos

Close