1) Seminário Visão Estratégica
Dando sequência aos eventos realizados no Brasil pela IndustriALL Global Union visando a organização da luta sindical nos países da América Latina e Caribe, tivemos no dia 07/11 (quinta-feira) no Leques Hotel no Bairro da Liberdade, o Seminário para a Construção de uma Visão Estratégica para a Implementação de uma Política Indústria Regional. Os trabalhos foram abertos com os relatos de representantes da Argentina, Brasil, Colômbia, Chile e México sobre a situação da indústria, as iniciativas dos governos, empresários e sindicatos para a construção de políticas públicas do desenvolvimento produtivo industrial a nível nacional e regional. Logo após, o secretário-geral adjunto da IndustriALL, Kemal Ozkan, fez uma introdução ao debate explanando sobre as possibilidades e desafios para a construção de políticas regionais de integração e desenvolvimento produtivo em um mundo globalizado.
Projetos estruturantes, bloqueios comerciais e integração regional foram temas abordados na exposição da diretora do Escritório Regional da CEPAL (Comissão Econômica para América Latina e Caribe) no Brasil , Camila Gramkow, mostrando as possibilidades e limites para as políticas de desenvolvimento produtivo industrial regionalizadas.
Para fechar as palestras da programação, tivemos como expositores, o economista e ex-ministro de Desenvolvimento Produtivo da Argentina, Matias Sebastian Kulfas e a ex-Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), que falaram sobre as possibilidades e desafios para desenvolvimento e complementariedade da produção industrial, setoriais e regionais, entre as quais: saúde, infraestrutura, manufatura, energia, defesa e outras alternativas de aperfeiçoamento tecnológico, inovação, financiamento e investimentos.
Como etapa final do Seminário e com base nas informações compartilhadas ao longo dos trabalhos, os participantes das entidades formularam um Plano de Ação e de Cooperação Regional entre os filiados à IndustriALL na América Latina e Caribe.
O SINTRABOR esteve presente e participou como na qualidade de observador, sendo que o nosso presidente Márcio Ferreira citou como exemplo a necessidade imperativa e imediata da adoção de medidas governamentais de combate à concorrência desleal dos pneus importados que vem ameaçando mais de 40 mil empregos diretos da indústria pneumática no Brasil.
2) Reunião Comitê Regional
No dia 08/11, sexta-feira, também no Leques Hotel, ocorreu a Reunião do Comitê Executivo Regional da IndustriALL Global Union para a América Latina e Caribe. A abertura do evento robustecida pela presença do secretário-geral da IndustriALL Global Union, Atle Hoie, na composição da mesa, foi conduzida pela vice-presidente da regional, Lucineide Varjão que aprovou a ordem do dia e a ata da última reunião do Comitê Executivo Regional. O informe sobre as atividades e ações da IndustriALL a nível global foi dado pelo secretário-geral adjunto, Kemal Ozkan, e a nível regional pelo secretário-regional para América Latina e Caribe, Marino Vani com intervenções dos membros titulares do Comitê Executivo.
Após o informe das atividades gerais, tivemos os informes do Comitê Regional das Mulheres da IndustriALL com a Coordenadora do Comitê de Mulheres da América Latina e Caribe, Alejandra Maria Angriman e depois foi feita a exposição, pela companheira Franciele dos Santos da Fequimfar, da proposta de uma Política para a Juventude que será apresentada na próxima reunião do Comitê Executivo Global da IndustriALL que realizar-se-á nos dias 21 e 22 de Novembro em Istambul na Turquia.
O secretário-geral adjunto, Kemal Ozkan abordou os preparativos do 4• Congresso Mundial da IndustriALL que ocorrerá em novembro de 2025 em Sidney na Austrália.
Marino Vani, secretário-regional da IndustriAll para a América Latina e Caribe, fez a apresentação dos espaços de representação dos grupos de trabalho globais através de representantes de setores, redes sindicais, grupos de temas transversais tais como: gênero, juventude, colarinhos brancos, entre outros. Vani, também comentou sobre as propostas do Plano de Ação 2025 da IndustriALL para a região da América Latina e Caribe, dizendo que o mesmo está em construção e deve ser aperfeiçoado. O secretário-regional Marino, ao final dos trabalhos, ainda passou um relatório das solicitações de filiações e sobre a situação do pagamento das cotas de filiação na região.
Vale destacar, que participaram da reunião, entre os membros do Comitê Executivo Regional e observadores, representantes dos seguintes países da América Latina e Caribe: Argentina, Brasil, Chile, Perú, Colômbia, Nicarágua, Suriname, Uruguai e México.
O SINTRABOR marcou presença mais uma vez e a nossa delegação entregou a todos os participantes, inclusive ao secretário-geral da IndustriALL, Atle Hoie, e ao secretário-geral adjunto, Kemal Ozkan, o Informativo da FENABOR solicitando informações do andamento da investigação do CADE ( Conselho Administrativo de Defesa Econômica) sobre a formação do cartel de 33 multinacionais instaladas no Brasil para controlar oportunidades de emprego com precarização de direitos.