Publicado por 09:53 Aconteceu, Em Destaque, Relações Internacionais

INFOTEP: um modelo de tripartismo a ser seguido na formação profissional

Na tarde do dia 06 de outubro, segunda-feira, a nossa delegação, que representou o presidente Miguel Torres na 20ª Reunião Regional Americana da OIT e no intercâmbio com as 3 maiores centrais da República Dominicana, teve a honra de fazer uma visita ao Instituto de Formação Técnico Profissional (INFOTEP), em Santo Domingo. Na oportunidade, fomos recepcionados pelo companheiro Narcizo Cabral, secretário de finanças da CNTD e membro titular do INFOTEP como representante dos trabalhadores, que nos mostrou as instalações da sede do Instituto e nos apresentou para a Coordenadora de Formação Técnica de Trabalhadores Dominicanos que vivem no exterior, a companheira Arisleida Antonia Tineo, que ouviu do presidente da FENABOR/SINTRABOR e vice-presidente da Força Sindical, Márcio Ferreira, um quadro sintético das experiências de formação profissional no Brasil, entre as quais: a Escola do DIEESE, o Sistema S, além das entidades sindicais que mantém as suas próprias estruturas de qualificação dos trabalhadores das suas respectivas categorias profissionais.


Vale ressaltar que o INFOTEP é um órgão governamental dominicano do Sistema Nacional de Formação Técnico Profissional e foi criado pelo presidente Antônio Guzman em janeiro de 1980, com o intuito de atender as necessidades de qualificação dos trabalhadores e trabalhadoras. Ao longo desses 45 anos de existência, uma marca indelével da administração do INFOTEP é o seu modelo de gestão tripartite, onde o governo tem 3 titulares e 3 suplentes, as entidades sindicais têm 3 titulares e 3 suplentes e o empresariado tem 3 titulares e 3 suplentes, sendo que as votações são decididas por maioria simples, ou seja, a proposta que tiver 5 adesões é vitoriosa.

Porém, existe um detalhe muito importante: essa maioria de 5 votos, necessariamente deve contemplar os 3 setores. Caso essa premissa não ocorra, a votação não tem validade. Essa sistemática tem sido a receita do sucesso do INFOTEP que somente nos últimos dois anos formou mais de 15 mil trabalhadores nos mais diversos cursos profissionalizantes.
Ao final do encontro, a pedido da coordenadora Arisleida e do companheiro Narcizo, ficou agendada para ocorrer ainda esse ano, a visita de uma Comitiva do INFOTEP para conhecer os programas de formação profissional do nosso país ampliando a troca de informações e consolidando ainda mais os laços de solidariedade que unem o povo brasileiro e dominicano.

Lembrando que, além do Presidente do SINTRABOR/FENABOR Márcio Ferreira, também fizeram parte da nossa Delegação os Assessores de Relações Internacionais e Comunicação, respectivamente, Ortelio Palacio e Valter Paixão.

Close