A reta final das atividades promovidas pela JILAF – Japan International Labour Foundation – (Fundação Internacional do Trabalho do Japão) seguiram na terça-feira, dia 7 de outubro, com a visita no período da manhã do “Overview Of the National Printing Bureau” (Casa de Impressão de Papel Moeda), que fica na Província de Shiga, no Japão, e foi organizada por Hikone Plant ALunch da JILAF. Vale ressaltar que o National Printing Bureau foi estabelecido em 27 de julho de 1871 como Divisão de Notas do Ministério das Finanças (renomeado para Dormitório de Notas em agosto do mesmo ano). No início de sua criação, o negócio era a emissão e troca de notas, a aprovação e o desenvolvimento do Banco Nacional (banco privado) em geral.

Na parte da tarde, os trabalhos seguiram com a visita ao Castelo de Hikone, um dos quatros castelos designados como Tesouros Nacionais do Japão. Ele foi construído por Naotaka Ii, o segundo lorde de Hikone, depois da batalha de Sekigahara em 1600. A construção principal tem três andares de altura e se destaca no topo do monte Konki. Construções adjacentes circundam a estrutura principal do castelo, duas das quais, os torreões Tenbin e Taikomon, são registradas como Patrimônio Cultural de Importância Nacional. O Castelo de Hikone é admirado durante todo o ano por sua paisagem e sua beleza diferente a cada estação do ano.

No dia 08, na parte da manhã, no escritório da JILAF, sobre o Centro de Produtividade do Japão, ministrada por Shimomura-san. A tarde foi a vez de Hiroshi Abe, Diretor Executivo da Keidanren (Federação Empresarial do Japão) palestrar sobre Organização do Empregador. Vale ressaltar que a Keidanren é uma organização econômica abrangente com um membro composto por 1.574 empresas representativas do Japão, 106 associações industriais nacionais e organizações econômicas regionais para todas as 47 prefeituras (a partir de 1° de abril de 2025).

No dia 09, último dia de trabalhos, as atividades continuaram com a palestra Banco do Trabalho. Ato contínuo, ocorreu a cerimônia de encerramento dos trabalhos com a entrega do certificado de participação deste importante intercâmbio entre os companheiros da JILAF, a delegação brasileira (composta pelo nosso assessor Ricardo Pereira e pela Katita Cristina, presidente do SISPESP (Sindicato dos Servidores Públicos do Estado de São Paulo) e líderes sindicais de países da América do Sul e Central, Ásia e África.
