Na manhã desta sexta-feira, dia 03 de outubro, a Direção Nacional da Força Sindical esteve reunida no Palácio do Trabalhador, no bairro da Liberdade, em São Paulo, para debater temas importantes como a aprovação por unanimidade pelo Congresso Nacional da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e os preparativos para COP30, além de outros assuntos gerais relacionados a Conjuntura Nacional, como as manifestações por todo o Brasil no dia 21 de setembro , que redundaram na rejeição, por unanimidade, por parte da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado da PEC da Blindagem.
“A pressão das ruas foi fundamental. A PEC da Blindagem não passou por conta das manifestações do povo”, assegurou o Presidente do SINTRABOR, Márcio Ferreira, que participou de forma on-line.
João Carlos Gonçalves (Juruna), Secretário-Geral da Força Sindical, ressaltou o fato de que a isenção do IR foi uma das bandeiras de luta no 1° de Maio Unificado: “Foi fruto da mobilização das bases”, disse ele.
Miguel Torres, Presidente da Força Sindical, reforçou a fala de Juruna: “a medida foi resultado direto da luta sindical”, afirmou, destacando que agora é necessário ficarmos atentos com a votação que ocorrerá no Senado, pois a expectativa para que a proposta passe no Senado é muito grande, pois não pode correr o risco de haja mudanças no texto para que o projeto volte para o Congresso Nacional.
Sobre a COP30, que é a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, prevista para ocorrer entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, na cidade de Belém, no Pará, o Presidente da Força Sindical garantiu que a entidade terá uma participação ativa durante todo o evento, haja vista que o papel do movimento sindical no debate climático é estratégico e fundamental.
Foto: Jaélcio Santana


