Na terça-feira, 10 de fevereiro, Líderes Sindicais do setor da borracha e pneumáticos do Brasil e da Argentina realizaram reunião bilateral de intercâmbio e troca de informações sobre o contexto e conjuntura política, econômica e social, e os impactos para os trabalhadores e o setor em geral.
Os companheiros Márcio Ferreira, presidente do SINTRABOR e da FENABOR, e o companheiro, Alejandro Crespo, Secretário-geral do SUTNA, e o companheiro Leonardo Garcette, Secretário Executivo do SUTNA, em Llavallol, destacaram sua profunda preocupação com as importações discriminadas e a concorrência desleal de pneus importados. Eles falaram também das estratégias de negócio das empresas que buscam gerar lucros ao menor custo possível, e consequentemente baixos salários, demissões em massa e dificuldades para o diálogo e o avanço nas negociações coletivas.

Os líderes também participaram de uma importante reunião com dirigentes e representantes da Bridgestone no Brasil e Argentina, onde levaram demandas dos trabalhadores para melhorar o diálogo e avançar nas negociações coletivas. Também foram apresentadas reivindicações por melhorias nas condições de trabalho, nos locais de trabalho e para a manutenção dos empregos, da sustentabilidade e manutenção das empresas nos respectivos países.
As lideranças sindicais de ambos os países concordaram sobre a importância do fortalecimento da luta e o intercâmbio para avançar nas conquistas, nas negociações coletivas, no diálogo e melhores condições de vida para os trabalhadores, trabalhadoras e população em geral.


