Publicado por 14:35 Aconteceu, Em Destaque

Ministro Luiz Marinho participa de Reunião Tripartite com o SINTRABOR e a Bridgestone sobre o Programa Serenar de Saúde Mental

Na tarde desta sexta-feira, dia 31 de Outubro, fizemos história na Bridgestone Sto. André.
Pela primeira vez, um Ministro de Estado do Brasil visitou as dependências da fábrica desde que foi inaugurada em 1940 e para participar de uma Reunião Tripartite juntamente com o SINTRABOR, representantes da empresa e Cipeiros.


Dessa forma, o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, veio conhecer o Programa Serenar de Saúde Mental, atendendo ao convite feito pelo nosso presidente Márcio Ferreira na 20ª Reunião Regional Americana da OIT (Organização Internacional do Trabalho) e com a anuência da Direção da Bridgestone.


A abertura da reunião aconteceu com uma explanação do presidente da empresa, Lafaiete Coutinho, fazendo uma breve análise, abordando através de uma linha do tempo, os 85 anos da Bridgestone em nosso país, enfatizando o compromisso com a sustentabilidade, a participação na COP30 e os desafios com a concorrência assimétrica dos pneus importados. Ato contínuo, o Gerente de Relações Trabalhistas, Cristiano Tripiquia Lemes, dissertou detalhadamente o Programa Serenar desde a sua implantação até o estágio atual, onde as ações de orientação psicológica, assistência social, consultoria financeira e assessoramento jurídico estão contribuindo decisivamente para erradicar os riscos psicossociais aos trabalhadores e trabalhadoras da fábrica. Antes da fala do ministro, o nosso presidente Márcio Ferreira fez uma retrospectiva da motivação do programa que teve como ponto de partida as negociações do Acordo Coletivo de 2024, onde ficou agendada a discussão desse tema em janeiro de 2025, bem como a regulamentação da Portaria 1.419 da NR 01 , a ocorrência de um suicídio na fábrica e outra tentativa desse ato extremo. Dessa forma, e com o comprometimento da direção da Bridgestone visando a concretização de uma estratégia conjunta para a preservação da saúde mental dos funcionários, o projeto foi se estruturando com a participação dos Cipeiros e a adesão dos companheiros e companheiras, tanto do chão de fábrica como dos cargos de chefia, culminando com a implantação do Programa Serenar há 6 meses. Da parte da Diretoria do nosso Sindicato estamos empenhados no sucesso total dessa empreitada, pois a saúde do trabalhador tem pressa e a saúde mental é fundamental.

Depois de ouvir atentamente todas as colocações, o Ministro Marinho se mostrou satisfeito com o programa, principalmente na sua premissa de envolver não apenas a empresa, mas tendo o Sindicato ombreado com protagonismo no seu desenvolvimento. O ministro ainda ressaltou: ”esse trabalho que está sendo executado aqui na Bridgestone deve ser modelo não apenas nas pneumáticas ou empresas de artefatos da borracha, mas na indústria como um todo. Neste sentido, sugiro ao presidente Lafaiete que divulgue essa experiência exitosa na FIESP.”
Após a reunião oficial, o ministro Marinho, juntamente com o presidente da Bridgestone, Lafaiete Oliveira, e o nosso presidente Márcio Ferreira fizeram um “tour” pelas instalações da fábrica.


Outro fator a ser registrado foi a robustez dos participantes da reunião. Acompanhando o ministro Marinho, esteve presente o Assessor Especial, Raimundo Silva. Do lado da empresa, além do presidente Lafaiete e do GRT, Cristiano, podemos citar: a Relações Governamentais, Karen Vasconcelos; a Assessora Jurídica, Dra. Shana Menezes, a Assistente Social, Daniele Rodrigues e representando ainda as Relações Trabalhistas, tivemos Fábio Tadeu e Steferson Siqueira. Já a CIPA foi representada pelos companheiros Marcos Rafael e Renato Alves.


Na bancada do SINTRABOR, além do presidente Márcio, contamos com os diretores de base Eduardo Fala Mansa, André Sorriso e Adriano Cabeça, além do coordenador jurídico, dr. César Granieri e do assessor de comunicação e da presidência, Valter Paixão.

Close