Publicado por 11:30 Sem categoria

NINGUÉM DEVERIA MORRER POR SER MULHER: PACTO BRASIL SURGE COMO ENFRENTAMENTO AO AUMENTO DE CASOS DE FEMINICÍDIO NO PAÍS

O elevado crescimento de casos de feminicídio no Brasil escancara a violência e a intolerância da nossa sociedade contra às mulheres. Mais do que isso, colocam em xeque o direito sagrado das mulheres à existência plena e segura. Medidas como o Pacto Brasil entre os Três Poderes da República para Enfrentamento do Feminicídio (CLIQUE AQUI E CONFIRA A ÍNTEGRA DO DOCUMENTO) surge como um grito de BASTA! Ou seja, um passo importante em direção ao fim de tantas agressões e casos de violência contra as mulheres.

Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, em 2025, lamentavelmente, tivemos um novo recorde de feminicídios em nosso país.  Foram 1.518 mulheres assassinadas por razões de gênero no ano passado, o que representa uma média de 4 mulheres mortas por dia. Não ficar chocado com esses dados é tratar todos esses episódios como fatos isolados, o que não são.

Acredito que tudo isso é alimentado por uma violência estrutural contra às mulheres, motivada pela desigualdade de gênero, muitas vezes pelo machismo que infelizmente ainda impera em nossa sociedade e por um Estado ausente em proteger quem denuncia e quem vive sob ameaça.

Haja vista, para ficar em dois exemplos recentes, o caso brutal da chacina em uma padaria de Belo Horizonte, bem como o assassinato covarde de uma professora de Direito dentro de uma faculdade em Porto Velho. Esses dois casos revelam que o feminicídio, assim como uma praga ou vírus, não respeita ambientes de trabalho ou espaços públicos.

Lembre-se que crimes chocam não apenas pela crueldade. Estamos falando aqui de mortes anunciadas em um país onde medidas protetivas por diversas vezes falham e a cultura da impunidade reforça a repetição desses episódios macabros.

Por isso encaramos o Pacto Brasil entre os Três Poderes para o Enfrentamento do Feminicídio como uma luz no fim do túnel, um movimento governamental que realmente está engajado em buscar uma solução para esse grave problema. Claro que sua eficácia dependerá de vários fatores. Contudo, precisamos agir rápido para interromper esse ciclo maldito de violência que segue ceifando vidas femininas no país.

Vale ressaltar que a categoria da Borracha está ao lado das mulheres e de todas as pessoas que lutam contra a violência e pela igualdade de gênero. Apoiamos o Pacto Brasil e vamos trabalhar juntos para construir uma nação mais justa e segura para todas as mulheres.

Márcio Ferreira – Presidente

Close