Publicado por 23:12 Aconteceu, Em Destaque, Notícias, Relações Internacionais

O MUNDO TREME QUANDO OS TRABALHADORES SE UNEM!!!

Cumprindo mais uma etapa do Encontro Sindical Bilateral Brasil-Turquia, a delegação da FENABOR/SINTRABOR, formada pelos companheiros Márcio Ferreira e Eduardo Falamansa (Sindicato da Borracha da Grande SP), Edinelson Azevedo de Souza e Roberto Viger (Sindicato da Borracha de Americana) e Osmir Rato (Sindicato da Borracha de Sorocaba), esteve presente na sede do LASTIK-IS em Istambul nesta terça-feira, dia 01 de Outubro.

Na oportunidade, além da troca de informações gerais sobre a realidade sindical turca e brasileira, o nosso presidente Márcio Ferreira e o presidente do Lastik-Is, Alaaddin Sari, assinaram um Documento de Cooperação Mútua entre as entidades para a formulação e implementação de ações em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da categoria da borracha dos dois países (ver fac-símile abaixo).

Esse desfecho é a consagração de uma visão sindical com um olhar global que preconiza o entendimento das relações capital – trabalho internacionalmente. Vale destacar, que o presidente Márcio fez questão de convidar o presidente Alaaddin para fazer uma nova visita ao Brasil, lembrando que ele e dirigentes do Lastik-Is participaram do Encontro Internacional dos Borracheiros organizado pelo Sintrabor, Fenabor e SUTNA na Praia Grande em novembro de 2023.

VISITA À DISK !!!

Ao final da reunião na sede do Lastik-Is, o presidente Alaaddin convidou a nossa delegação para fazer uma visita na DISK, Confederação de Sindicatos Revolucionários, entidade intersindical turca na qual o Lastik-Is é filiado.

O nosso presidente Márcio foi recebido pela presidente da DISK, Arzu Çerkezoglu, que contou um pouco da trajetória de lutas da confederação e do seu enfrentamento contra os regimes de exceção da Turquia, principalmente o golpe militar de 1980 que prendeu inúmeros dirigentes sindicais, confiscou bens da instituição e atacou impiedosamente essa organização dos trabalhadores que foi impedida de atuar por uma década, sendo reconstruída a partir de 1991, contando atualmente com 22 sindicatos nacionais de diversos setores profissionais filiados.

Em nome de toda a delegação brasileira, o presidente Márcio elogiou a garra e determinação da DISK ao longo da sua história e convidou a presidente Arzu a visitar o Brasil para conhecer de perto a categoria da borracha do nosso país e compartilhar conosco as suas experiências.