Companheiros e Companheiras da Borracha, cada vez mais o nosso Sindicato se faz presente em várias frentes visando a busca contínua de melhores condições de trabalho e de vida para nossa categoria e para os(as) trabalhadores(as) brasileiros(as) em geral.
Sendo assim, cotidianamente os(as) nossos(as) diretores(as) , assessores(as) e funcionários(as) tanto na Sede Central como nas subsedes estão envolvidos em diversas agendas de trabalho que de alguma maneira impactam na organização das nossas lutas e nas conquistas das nossas reivindicações.
E para que possamos dar visibilidade a essas importantes iniciativas, estamos criando a Coluna para ser publicada no nosso Site: “RESENHA SEMANAL DO SINTRABOR: SEMPRE À SERVIÇO DO TRABALHADOR!”.
De forma sucinta, vamos deixar os nossos Companheiros (as) “Chão de Fábrica” informados dos principais acontecimentos ocorridos a cada semana.
Para dar o pontapé inicial, estamos apresentando a Resenha da Semana de 25 a 29 de Novembro, conforme podemos conferir a seguir:
Dia 25/11 (Segunda-feira)
Intercâmbio Internacional Bilateral na Argentina: a Delegação do SINTRABOR e da FENABOR participou do intercâmbio bilateral junto com SUTNA em reunião institucional com Walter Correa, Ministro do Trabalho da Província de Buenos Aires, Argentina, com o objetivo de debater e trocar informações com o poder público do país sobre a grave situação enfrentada pelos trabalhadores e as trabalhadoras do setor da borracha e pneumáticos na Argentina, no Brasil e nas Américas.
Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher: o SINTRABOR publicou em suas redes sociais um reels com o objetivo de causar uma reflexão e conscientizar as pessoas que toda mulher merece trabalhar, viver e prosperar em um ambiente seguro, livre de assédio e violência. CLIQUEM NO LINK E VEJAM O VÍDEO
PLR na Sulamericana: Em assembleia realizada dentro das dependências da empresa, os trabalhadores da Sulamericana, fabricante de vedações em borracha, que fica em São Bernardo do Campo, aprovaram o acordo de PLR por unanimidade.
Dia 26/11 (Terça-feira)
Participando de Mobilização na Argentina: Delegação do SINTRABOR/FENABOR e os Companheiros do SUTNA estiveram levando todo o seu apoio e solidariedade à luta dos trabalhadores do Hospital Garrahan e sua comissão interna, em manifestação contra o macabro plano do Presidente Milei em desarticular a classe trabalhadora do país.
Fim da Escala 6 x 1: O SINTRABOR segue firme na luta pelo fim da escala 6×1 e pela redução da jornada sem redução salarial, e com os direitos dos trabalhadores preservados. Isso significa: menos dias de trabalho por semana, sem cortes nos salários!
Dia 27/11 (Quarta-feira)
Reunião promovida pela IndustriALL por Videoconferência: A IndustriALL realizou Live com Sindicatos Globais do mundo todo para tratar do tema: “Qual é a sensação de ser um trabalhador lésbico, gay, transgênero e intersexo+ da IndustriALL em 2024?”. O debate foi realizado durante os dias 26 e 27 de novembro e aconteceu todo de forma on-line. O SINTRABOR esteve representado pelas Companheiras Lilian Missão e Priscila Lins da nossa Sede Central e pelos Assessores Ortelio Palacio e Valter Paixão.
DIEESE debate Trabalho e o Clima: durante dois dias, o DIEESE promoveu uma importante discussão que teve como tema central o “Trabalho e Clima e os Caminhos para Futuro”. Participaram do evento líderes sindicais de setores impactados pela transição energética e pelas mudanças climáticas, bem como especialistas de organizações focadas em clima e outras lideranças que atuam nesses temas em seu dia a dia. O SINTRABOR esteve presente e foi representado pelo vice-presidente Samuel Ferrinho, pelo assessor de base Cristiano e pelos Companheiros Ortelio Palacio e Valter Paixão.
Reunião on-line sobre a indústria automobilística: promovido pela IndustriALL por videoconferência, o Encontro Regional do Setor da Macromobilidade debateu as transformações da indústria automotiva e de produção e seus impactos na vida dos trabalhadores. Participaram dos debates os companheiros Ortelio Palacio e Valter Paixão, respectivamente, Assessor de Relações Internacionais e de Comunicação do SINTRABOR.
Dia do Técnico de Segurança do Trabalho: em postagem nas nossas redes sociais, homenageamos esses profissionais que garantem que cada ambiente de trabalho seja mais seguro. Sempre orientando, prevenindo e agindo para que todos voltem para casa em segurança ao final do dia. Seu trabalho vai muito além da prevenção de acidentes. Eles cuidam da saúde, bem-estar e qualidade de vida de todos os trabalhadores. CLIQUEM AQUI E CONFIRAM NOSSA PUBLICAÇÃO.
Assembleia de Prestação de Contas e Perspectivas 2025: sob comando do presidente Márcio Ferreira, o SINTRABOR realizou a sua última reunião do ano para colocar em votação a prestação de contas 2024, que foi aprovada por unanimidade. Além disso foi discutido as perspectivas de 2025, tais como: Luta pelo Fim da Escala 6×1 e pela redução da jornada de trabalho sem redução salarial; Retomada das eleições para delegados sindicais com prioridade para as mulheres objetivando a meta de 50% de diretoras na entidade; Preparação do Encontro de Mulheres, do Encontro dos Evangélicos e do Seminário de Cipeiros 2025; Realização do inédito Seminário LGBTQIA+; Campanhas Salariais das pneumáticas e do setor de artefatos; e Trabalho de Fortalecimento da FENABOR.
Dia 28/11 (Quinta-feira)
Reunião na Força Sindical: o presidente Márcio Ferreira junto com a Direção Nacional da Central, no formato presencial e online, participou de encontro com as lideranças sindicais para aprovar a prestação de contas de 2023. Além disso, a proposta do SINTRABOR apresentada pelo nosso Presidente Márcio Ferreira pela Celebração dos 30 anos da PLR no Brasil, não apenas para relembrar a luta por essa conquista histórica do Movimento Sindical, mas, também, pelo aperfeiçoamento da Lei 10.101/2000, sendo a mesma encampada entusiasticamente pelo presidente Miguel Torres e pelos demais integrantes da Direção Nacional. Vale ressaltar que tivemos a participação do ex-deputado, José Dirceu, e do consultor sindical, João Guilherme Vargas Netto, que explanaram sobre o atual cenário político e econômico do País e a participação das entidades sindicais neste contexto.
Dia 29/11 (Sexta-feira)
Mobilização pela Transparência da Informação na Michelin: nosso Sindicato esteve entregando aos trabalhadores e trabalhadoras Jornal “O Borracheiro” em resposta a falta de respeito da direção da Michelin que, representada pelo Sr. Hervê Le Gavrian, chefão da empresa, falou que futuro da fábrica de Guarulhos já estava definido, mas que os trabalhadores só ficarão sabendo em fevereiro do ano. Fato esse que vem deixando todos apreensivo. O SINTRABOR considera isso uma atitude irresponsável e desrespeitosa, deixando centenas de pais e mães de família preocupados com o seu futuro. Em outras palavras, esse sujeito não deve saber o que é saúde mental.