Publicado por 15:11 Aconteceu, Em Destaque, Notícias, Relações Internacionais

REUNIÃO DO G20 DISCUTE EM BRASÍLIA TAXAÇÃO DOS SUPER-RICOS

Realizado nos dias 22 e 23 de Maio, no Memorial Darcy Ribeiro do Campus da UnB (Universidade de Brasília), o Encontro da Sociedade Civil do G20 Social reuniu entidades de diversos países para discutir a proposta defendida pelo Brasil de tributação dos super-ricos e os desafios para o enfrentamento das desigualdades, combate à pobreza e redução dos efeitos das mudanças climáticas.


Na oportunidade, representando o Presidente do SINTRABOR Márcio Ferreira, o nosso Assessor de Assuntos Internacionais, Ortelio Palacio, destacou temas importantes que foram debatidos durante o evento: “É imprescindível falar sobre o equilíbrio, a justiça tributária e a política efetiva de distribuição de renda e o fim das desigualdades sociais”, disse ele.
No último dia do Encontro, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, recebeu documento denominado “Recomendações da sociedade civil sobre tributação para os ministros das finanças do G20”, que foi elaborado por 43 entidades de diversos países e com recomendações sobre tributação e taxação internacional.
Para ele, o dinheiro da taxação dos super-ricos terá finalidade de combater as mudanças climáticas, a fome e a desigualdade. Haddad ainda lembrou que essa proposta de taxar os mais ricos vem ganhando apoio no cenário internacional com suporte de países do G7 e da Europa.


Vale destacar que o Brasil assumiu em 2023 a presidência temporária do G20, grupo que reúne as 19 principais economias do mundo, a União Europeia e a União Africana. A cúpula do bloco tem um importante Encontro marcado para novembro, no Rio de Janeiro.

Close