A Delegação do SINTRABOR, composta pelo assessor sindical Giva Pontes e pelo assessor de relações internacionais Ortelio Palacio, participou do importante seminário internacional organizado pela IndustriALL Global Union, realizado no Chile, sobre ação sindical, sindicalização, sensibilização e aproximação dos trabalhadores administrativos das diferentes áreas nas empresas. O encontro tem como objetivo fortalecer as relações trabalhistas, e a organização sindical no Brasil e nos países da América Latina e Caribe.

Durante os três dias de trabalho, representantes de diversos países, entre os quais: Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Peru, Uruguai, bem como representantes da IndustriALL Global Union das Américas e Europa, estarão debatendo e intercambiando experiências sobre as ações e as estratégias sindicais para afiliação, e sensibilização dos trabalhadores administrativos nas empresas, considerando que embora exista objetivos e estratégias comum, cada país e região tem suas próprias características de atuação, de organização e estrutura sindical diferente.

No primeiro dia, os representantes de diversos países apresentaram um diagnóstico da situação em cada país, compartilharam sobre as fortalezas, as oportunidades, os pontos fracos e os perigos enfrentados pelos Sindicatos para as campanhas de afiliação e o fortalecimento da organização sindical, principalmente nas ações de sensibilização dos trabalhadores administrativos nas diferentes empresas nos países.
O companheiro Giva, assessor sindical do SINTRABOR, fez uma importante explanação compartilhando a experiência sobre a implementação de uma estratégia bem-sucedida de aproximação e sensibilização dos trabalhadores administrativos em várias empresas do setor da borracha e pneumáticos em São Paulo. Destacando o importante trabalho do presidente Márcio Ferreira e da sua diretoria na negociação coletiva, a segurança e saúde no trabalho e a proteção e prevenção da saúde metal, assim como a prestação de serviços aos trabalhadores e trabalhadoras.

O companheiro Ortelio Palacio, assessor de relações internacionais do SINTRABOR, falou sobre as diversas experiências e debates internacionais no contexto da geopolítica, chamando atenção para o comportamento antissindical de algumas empresas multinacionais que em muitos casos geram grandes dificuldades para as atividades de afiliação e fortalecimento sindical. É importante fortalecer o trabalho de base, a comunicação, o diálogo social, o tripartismo e a negociação coletiva.


