Após 3 dias de intensos debates tripartites altamente produtivos entre representantes de governos, de trabalhadores e de empresários dos 35 países das Américas, foram aprovadas por consenso em plenária geral, as resoluções que irão nortear as ações da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no nosso continente (ver em anexo a íntegra do documento).

Os temas discutidos em reuniões realizadas em cada um dos três setores e apresentados nas plenárias gerais no auditório do Centro de Convenções do Hotel Barceló Bávaro versaram sobre questões relacionadas ao mundo do trabalho e o estabelecimento de prioridades para promoção do trabalho decente e da justiça social através do desenvolvimento sustentável com transição justa.

A delegação da Força Sindical, chefiada pelo companheiro Márcio Ferreira, representando o presidente Miguel Torres, acompanhou “pari passu” toda a programação do evento e no Painel 04, a nossa companheira Ruth Coelho fez uso da palavra para tecer um quadro resumido da qualificação profissional no Brasil, onde o empresariado através do Sistema S fica com a gestão dos recursos financeiros e dos cursos ministrados quando o ideal seria a participação paritária das entidades sindicais buscando atender as reais demandas dos trabalhadores e trabalhadoras.

Como representante do nosso Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, apresentou um resumo dos programas de governo do Brasil para mitigar a fome e a pobreza e instigar a inclusão social das populações mais vulneráveis.


Vale ressaltar, que ao final dos trabalhos, a nossa delegação fez a entrega de lembranças institucionais e culturais do nosso país ao Diretor Geral da OIT, sr. Gilbert F. Houngbo; à Diretora Regional das Américas, sra. Ana Virgínia Moreira e ao Presidente da Reunião Regional, sr. Eddy Olivares Ortega.
Lembrando que a Delegação que representou a Força Sindical no evento foi composta por: Márcio Ferreira, presidente SINTRABOR / FENABOR e Vice-presidente Força Sindical; Dr. César Granieri, Assessor Jurídico do SINTRABOR; Ortelio Palacio, Assessor de Assuntos Internacionais do SINTRABOR e da Força Sindical; Valter Soares da Paixão, Assessor de Comunicação SINTRABOR / FENABOR; Edson Dias Bicalho, Secretário Internacional Adjunto da Força Sindical e Secretário-geral da FEQUIMFAR; Ruth Coelho, Secretária Nacional de Direitos Humanos da Força Sindical; Alison Aparecido Martins , Presidente Sindicato do Congresso Nacional e TCU.




