A Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho) em conjunto com as Centrais Sindicais (Força Sindical, CUT, UGT, CTB, Nova Central, CSB e Intersindical) promoveu no dia 30 de Julho, quarta-feira, o “Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável” (presencial e on-line) cujo objetivo é debater o fortalecimento da atuação das CIPAs, aprimoramento das condições de saúde e segurança nas empresas, aspectos a melhorar, bem como capacitar cipeiros(as), dirigentes e militantes sindicais a respeito do tema.

O auditório da fundação ficou lotado, além do que a participação via Canal do YouTube da entidade anfitriã foi maciça. O SINTRABOR prestigiou o evento sendo representado pelo Secretário-geral Sandro Vicente e pelo Diretor de Base André Sorriso, além de dois Cipeiros da categoria: Rodrigo Grecco (Bridgestone) e Kendry Fernandez (Titan).
Vale ressaltar que a Fundacentro é uma instituição pública do Governo Federal e vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência, que foi criada em 1966 para o estudo e pesquisa das condições dos ambientes de trabalho.

SOBRE O ENCONTRO…
A mesa de abertura foi composta por dirigentes de todas as Centrais Sindicais, sendo a Força Sindical representada pelo Secretário-geral João Carlos Gonçalves (Juruna): “Defendemos a valorização da CIPA como espaço permanente de diálogo entre empresa e empregados, e como instrumento de construção de ambientes de trabalho mais humanos e seguros. Cipeiros bem formados e respeitados fazem a diferença na prevenção e na proteção à vida”, afirmou.
Na sequência tivemos a realização das palestras técnicas que discutiram os seguintes assuntos: Assédios no Ambiente de Trabalho, Eleição e Dimensionamento da CIPA e Capacitação e Formação, ministradas respectivamente: Daniela Sanches Tavares (Tecnologista da Fundacentro), Domingos Lino (Especialista em saúde do trabalhador e bolsista da Fundacentro) e Remígio Todeschini (Diretor de Conhecimento e Tecnologia da Fundacentro).

No período da tarde, a programação seguiu com Apresentações das Centrais. Pela Força Sindical, o Secretário Nacional de Saúde e Segurança da nossa Central, Luiz Carlos Oliveira (Luizinho), falou da formação dos cipeiros e defendeu a atuação ativa da CIPA no combate ao assédio moral e sexual.
Para encerrar, a organização do evento ainda promoveu grupos de trabalho com o intuito de aprofundar os debates sobre o que foi discutido durante todo o Encontro.


