Publicado por 16:30 Aconteceu, Em Destaque, Relações Internacionais

Força Sindical faz intercâmbio com as 3 maiores centrais dominicanas na 20ª RRA da OIT em Punta Cana e visita sede da CNTD em Santo Domingo

Como desdobramento do intercâmbio bilateral entre a delegação da Força Sindical, chefiada pelo vice-presidente da central e presidente da FENABOR/SINTRABOR, Márcio Ferreira, com os presidentes das 3 maiores centrais da República Dominicana ( Jacobo Ramos da CNTD, Rafael Abreu da CNUS e Gabriel Del Rio da CASC) na 20ª Reunião Regional Americana da OIT nos dias 01,02 e 03/10 em Punta Cana, estivemos reunidos com a Direção da CNTD na segunda feira, dia 06/10 em Santo Domingo.

A CNTD (Central Nacional de Trabalhadores Dominicanos) foi fundada em 1974, ou seja, há 51 anos, e representa trabalhadores dos setores portuário, do turismo, dos serviços, da zona franca, da cana e da indústria em geral, presidida pelo companheiro Jacobo Ramos, que também é deputado nacional no Parlamento Dominicano.


Participaram da reunião pela CNTD , os companheiros Santiago Zamora (secretário geral e presidente da Confederação Nacional de Transporte Turístico- CODOTATUR), Narciso Cabral (secretário de Finanças e membro titular do Instituto de Formação Técnico Profissional- INFOTEP pela CNTD), Gertrudis Santana (secretária de gênero e coordenadora do Comitê Intersindical de Mulheres Trabalhadoras- CIMTRA), Bienvenido Sabino (secretário regional norte e presidente da Fenatrazonas) e Julian Mercedes ( Fenayratur). Durante o encontro de três horas foram relatados vários temas vividos pelo movimento sindical dos dois países, entre os quais: a ratificação e aplicação efetiva das Convenções 156 e 189 da OIT; a resistência dos segmentos patronais em reconhecer os direitos dos trabalhadores , cumprir a legislação trabalhista e ainda atacar as organizações sindicais; a luta dos trabalhadores rurais pela reforma agrária; o crescimento indiscriminado do trabalho informal; a questão das aposentadorias; a dificuldade financeira das entidades sindicais para manter a sustentação das suas atividades em prol das categorias profissionais que representam; entre outros.

O companheiro Zamora e a companheira Gertrudi enfatizaram a implementação de projetos piloto de cuidados para pessoas da terceira idade e portadoras de deficiência em acordo entre as 3 centrais (CNTD, CNUS e CASC) juntamente com o governo federal, através do Ministério do Trabalho. Já o companheiro Narciso destacou o trabalho de formação profissional tripartite do INFOTEP que nos últimos 2 anos certificou mais de 15 mil trabalhadores nos seus cursos de qualificação técnica. Os companheiros Sabino e Julian, respectivamente, comentaram sobre a realização de Seminário na República Dominicana para debater o trabalho em plataforma e os desafios da agricultura familiar.


Em nome do nosso líder Miguel Torres, presidente nacional da Força Sindical, o companheiro Márcio Ferreira agradeceu toda a hospitalidade e acolhimento dos companheiros e companheiras sindicais dominicanos, reforçando que a nossa central quer estreitar ainda mais os laços de fraternidade e solidariedade entre os trabalhadores de ambos os países co-irmãos na América Latina e Caribe.


Márcio fez uma breve análise conjuntural política, social e econômica porque passam a classe trabalhadora brasileira e os defensores do Estado Democrático de Direito com a ascensão da extrema direita no poder legislativo do Brasil, apesar da vitória histórica do presidente Lula que lhe garantiu o seu terceiro mandato no Palácio do Planalto.

O companheiro Marcio Ferreira também alertou sobre o grande objetivo que teremos que alcançar nas Eleições Gerais de 2026, na qual não bastará conduzir o presidente Lula para o quarto mandato, precisaremos unir forças para barrar o avanço das trevas eleger deputados e senadores comprometidos com a pauta social e do desenvolvimento sustentável com transição justa.

Ao final da reunião, a delegação da Força Sindical, chefiada pelo companheiro Márcio, entregou lembranças institucionais e culturais do Brasil aos dirigentes da CNTD, além de publicações da Força Sindical e do Sintrabor/Fenabor. Os assessores de relações internacionais e de comunicação, Ortelio Palácio e Valter Paixão, respectivamente, acompanharam o vice-presidente nacional da Força Sindical, Márcio Ferreira neste encontro bilateral.

Close