Publicado por 16:55 Aconteceu, Em Destaque, Relações Internacionais

INTERCÂMBIO DE FORMAÇÃO SINDICAL PROMOVIDO PELA JILAF NO JAPÃO CONTINUA A TODO VAPOR

Dando continuidade ao intercâmbio do programa de Formação Sindical Negociação Coletiva promovido pela JILAF – Japan International Labour Foundation – (Fundação Internacional do Trabalho do Japão), que foi iniciado no dia 30 de setembro, com a palestra “O Papel e os Desafios do Movimento Trabalhista Japonês, Legislação Trabalhista e da Previdência Social”, o assessor do SINTRABOR, Ricardo Pereira, tem participado da série intensa de atividades da entidade sindical japonesa.

Vale ressaltar que, além do companheiro Ricardo, a companheira Katita Cristina, presidente do SISPESP (Sindicato dos Servidores Públicos do Estado de São Paulo), e outros sindicalistas das Américas do Sul e Central, Ásia e África, compõem a delegação estrangeira neste intercâmbio.

No dia 1° de Outubro, segundo dia de trabalhos, as atividades seguiram com a palestra na JTUC-RENGO (Confederação Sindical Japonesa) do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do país. Na oportunidade, o companheiro Ricardo Pereira entregou a Ryuichi Nakao, Subdiretor do Departamento de Normas Trabalhistas Divisão de Leis Trabalhistas, e Takumi Sukenaga, da Seção de Regulamentos.

Os trabalhos continuaram no dia 2 de outubro com as visitas a Unyon Roren, a Federação Japonesa de Transporte. No mesmo dia, as lideranças sindicais ainda conheceram uma fábrica do setor e participaram de palestras sobre “Empresas e Direitos Humanos”.

No dia seguinte, 3 de outubro, ocorreu a apresentação do relatório final sobre “Negociação Coletiva com foco no Setor Público do Brasil”, reunião que ocorreu na sede da JILAF, em Tóquio.

Na manhã de 05 de outubro foi o dia da visita ao Memorial Parque da Paz e do Museu da Paz guiada pelos companheiros da JTUC-RENGO, em Nagasaki. O dia 06 ficou reservado para o encontro com o Governador Taizo Mikazuki, da Província de Shiga, e para que todos pudessem conhecer a Techno College Kasatsu – Faculdade Pública de Tecnologia da Província de Shiga. A seguir, confiram os cursos oferecidos pela Faculdade, que foi fundada em 1983:

Abertura Escola de treinamento vocacional (desde 1983); Graduação do ensino médio( Regulares desde 2001); Departamento de manutenção de veículos (curso de 2 anos); Departamento de tecnologia da informação e comunicação (1 ano de curso); Pessoas desempregadas ou em transição de carreira (desde 2004); Departamento de design de moda (curso por 1 ano); Departamento de manufatura de metalurgia (curso por 1 ano); Departamento de habitação e construção de habitação e construção ambiental ( curso de 6 meses); Pessoas com deficiência (Cursos de curta duração de 1 ano); Departamento de trabalho prático geral; Mecânico Automotivo; Carpintaria; Pintura Automotiva; e Tecnologia informática.

Curso Costureira
Mecânico automotivo
Pessoas com deficiência atividade fáceis, ramo mercado

Carpintaria
Pintura Automotiva
Tecnologia informática
Close