Neste domingo, 28 de Abril, o Fórum Nacional das Centrais Sindicais, o Ministério Público do Trabalho e Emprego, a Câmara Municipal de São Paulo, a Fundacentro e o DIEESE, organizaram o Ato “Canto pela Vida” em homenagem ao Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, que foi realizado na Praça Vladimir Herzog, Centro Cultural a céu aberto Elifas Andreato.
O evento contou com a participação de centenas de sindicalistas e de dezenas de entidades sindicais. Na oportunidade, representando o Presidente do SINTRABOR Márcio Ferreira, estiveram: Sandro Vicente, Diretor da Executiva, e o companheiro PC, que faz parte da nossa equipe de assessores.
“O nosso Sindicato faz questão de prestigiar esse evento, pois temos um trabalho importante na questão da prevenção dos acidentes de trabalho”, disse Vicente. Vale ressaltar que, assim como no ano passado, o SINTRABOR vai promover o Seminário de Cipeiros nos dias 18 e 19 de Maio, em nossa Colônia de Férias, em Praia Grande.
Durante o ato, tivemos a apresentação do cantor Paulinho Timor, que trouxe o “Samba do Trabalhador” para animar a galera. “O dia 28 de Abril ficou consagrado à luta por melhores condições de trabalho. Foi uma iniciativa que começou no Estados Unidos, mas que se espalhou pelo mundo todo”, disse João Calos Gonçalves (Juruna), Secretário-Geral da Força Sindical. “Todo ano realizamos esse ato em um local diferente. Temos música e tudo mais, mas como forma de celebrar a vida e, de uma maneira lúdica, homenagear aqueles que faleceram em decorrência de acidentes de trabalho”, concluiu Juruna, em depoimento à nossa reportagem.
Para o companheiro Valdizar Albuquerque, Presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado de São Paulo, atos que abordam o tema de acidentes de trabalho deveriam acontecer em maior quantidade. “Deveríamos ter mais eventos como esse durante o ano. Eles são fundamentais para buscar a reflexão de toda a sociedade. É importante trabalhar, mas, também, voltar para casa com sua vida e com sua saúde”, falou Valdizar.
Finalizando, nossa reportagem também ouviu o Superintendente Regional do Ministério do Trabalho no Estado de São Paulo, Marcus Alves de Melo. Ele destacou a união e participação de várias entidades da sociedade civil em torno de um ato que trata de um tema tão sensível e de suma importância para classe trabalhadora: “A tarefa de prevenir os acidentes de trabalho é de toda a sociedade. Por isso, é muito importante um evento deste reunindo o Ministério do Trabalho, a Fundacentro, as Centrais, os Sindicatos… Principalmente quando se trata de um tema que aflige tanto essa riqueza do país que é a nossa mão de obra ”, concluiu o Marcus.
Fotos: Carlito Santos