A Delegação do SINTRABOR/FENABOR participou e contribuiu efetivamente nos debates e intercâmbios no importante Encontro do Comitê Mundial dos trabalhadores da Rede Bridgestone, que iniciou em 23 de junho e vai até 25 de junho, na cidade de Tóquio, Japão.
Durante os trabalhos deste primeiro dia, foram apresentados e debatidos os relatórios sobre a difícil e complexa situação dos trabalhadores e trabalhadoras nas empresas da Bridgestone e no setor da borracha e pneumáticos a nível nacional e mundial.
O companheiro Tom Grinter, diretor da IndustriALL Global Union, apresentou um diagnóstico bastante robusto sobre o grave e desafiador cenário geopolítico, bem como sobre o contexto, à conjuntura, as tendências, comportamento e estratégias de negócios da Bridgestone e outras empresas multinacionais do setor, e os impactos negativos para os trabalhadores e trabalhadoras a nível nacional e global.

O companheiro Josué Pereira, presidente do SINDIBORRACHA de Camaçari, e membro da direção nacional da FENABOR, falou sobre o contexto e a conjuntura política, econômica e social a nível nacional, e a luta dos Sindicatos na negociação coletiva por melhores condições de vida dos trabalhadores e as trabalhadoras nas empresas da Bridgestone no Brasil.

Josué destacou o importante trabalho do presidente Márcio Ferreira e a diretoria da FENABOR na luta pelo emprego, o trabalho decente, melhores salários, e contra a concorrência desleal dos pneus e produtos de artefatos de borracha importados em nosso país.
O companheiro Eduardo Lima (Falamansa) apresentou um informe detalhado sobre a situação da Bridgestone em Santo André, com destaque para questões de segurança e saúde do trabalho e a proteção e prevenção sobre doença mental, além de ações e propostas do SINTRABOR em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.

As delegações da Turquia, Ásia, África do Sul, Europa e o Brasil manifestaram profunda preocupação com as políticas, o comportamento e as estratégias de negócios da Bridgestone, principalmente nas Américas e na Europa, onde a empresa está anunciando fechamento de fábricas e demissões em massa. Além do declínio do diálogo e resistência para melhorar os salários, os benefícios e as condições de vida dos trabalhadores na negociação coletiva. A Delegação do SINTRABOR/FENABOR está composta pelos companheiros, Josué Pereira, presidente do SINDIBORRACHA, Camaçari, e da direção nacional da FENABOR; Eduardo Lima (Falamansa), Diretor do SINTRABOR, e Ortelio Palacio, Assessor Especial de Relações Internacionais do SINTRABOR/FENABOR.

