Publicado por 18:05 Aconteceu, Em Destaque, Notícias, Relações Internacionais

Construção do Sindicato do Futuro e Sindicato do Terceiro Milênio são temas de debates em XVIII Congresso da UIL

Em mais um dia de trabalho no XVIII Congresso da UIL, a Construção do Sindicato do Futuro e Sindicato do Terceiro Milênio foram temas de importantes debates. E para sinalizar essas transformações e objetivos, a UIL mudou o slogan o “Sindicato Cidadão” para “O Sindicato das Pessoas”, colocando homens e mulheres como os verdadeiros protagonistas e objetivo de todos os processos políticos, econômicos e das transformações no mundo sempre com o intuito de beneficiar os trabalhadores e todas as pessoas, e não apenas uma minoria que se impõe e pretende dominar todos esses processos de transformação.

O companheiro Márcio Ferreira, Presidente do SINTRABOR, parabenizou o companheiro PierPaolo Bombardieri, Secretário-Geral da UIL, pela organização e conteúdo dos debates e intercâmbio em nível nacional e internacional no XVIII Congresso, que conta com a participação de mais de 2.700 delegados, delegadas e convidados nacionais, além de delegações de vários países.

Destacamos que durante a abertura do Congresso foram homenageados três importantes líderes sindicais italianos (ex-Secretários-gerais da UIL), são eles: os companheiros Giorgio Benvenuto, Luigi Angeletti e Carmelo Barbagallo, que, juntamente com PierPaolo Bombardieri, abriram a nova bandeira com o novo slogan “Sindicato das Pessoas”, que substitui, como já mencionado, o histórico slongan “O Sindicato do Cidadão”.

A ideia do “Sindicato das Pessoas” surge da vontade de fundar um novo humanismo social e sindical, que de acordo com o relatório do companheiro Bombardieri “invoca os valores da solidariedade e da humanidade para representar as pessoas, independentemente da idade, religião, origem geográfica”.

O companheiro Márcio Ferreira também manteve um diálogo com o companheiro Luca Vicentini, Secretário-Geral da Confederação Europeia de Sindicatos (CES) e outros importantes encontros de intercâmbios bilaterais com organizações sindicais internacionais presentes no Congresso da UIL, entre as quais: FEDUSA da África do Sul, Comissões Obreiras da Espanha, OGB da Áustria, GSEE da Grécia, UILTEC da Itália, CTA Argentina, LO Estocolmo, entre outras.

Vale destacar que a delegação do SINTRABOR está composta pelos companheiros Samuel Alves da Silva (Ferrinho), Vice-presidente dos Borracheiros de São Paulo, e Ortelio Palacio Cuesta, Assessor de Relações Internacionais do nosso Sindicato.