Publicado por 16:34 Aconteceu, Em Destaque, Relações Internacionais

CONVENÇÃO INSTITUCIONAL DA USW EM LAS VEGAS APROVA TODAS AS RESOLUÇÕES APRESENTADAS

O encerramento dos trabalhos com os debates finais da Convenção Institucional do Steelworkers (USW) em Las Vegas, Estados Unidos, ocorreu nesta quinta-feira, dia 10 de abril. O presidente internacional da USW, David McCall, fez um agradecimento especial pela presença e participação de todas as entidades e representantes estrangeiros, entre as quais estão o SINTRABOR, a FENABOR e a Força Sindical.

Destacamos que o companheiro David McCall conduziu de forma exemplar todos os trabalhos e debates do Congresso, sendo que foram aprovadas todas as resoluções apresentadas pela direção da USW, entre as quais destacamos: questões da unidade, solidariedade, educação e formação, participação política da classe trabalhadora, direitos civis e direitos humanos, organização e estrutura sindical e fortalecimento da negociação coletiva, entre outras resoluções.

Vale ressaltar que as resoluções sobre a importância da unidade, solidariedade e fortalecimento da luta e do sindicalismo internacional foram apresentadas e aprovadas durante sessão especial com os delegados internacionais, que ocorreu no dia 8 de abril.

A Delegação do SINTRABOR/FENABOR e Força Sindical, composta pelos companheiros: Laercio Gomes da Silva, Diretor da Executiva do nosso Sindicato; e Ortelio Palacio Cuesta, Assessor Especial de Relações Internacionais, participou de forma bastante intensa das atividades e dos debates. Inclusive, no dia 09 de abril, as discussões ocorreram no plenário do Congresso, que contou com a presença e discursos de várias autoridades políticas e sindicais dos Estados Unidos e Canadá.

Destaque para companheira Liz Shuler, presidente da AFL-CIO, que falou sobre a difícil situação que estão enfrentando os trabalhadores e os Sindicatos no atual contexto e conjuntura, sobretudo por conta dos ataques ferozes do atual Governo americano, que é, sabidamente, contra os direitos dos trabalhadores e tenta enfraquecer ou eliminar o movimento sindical nos Estados Unidos: “Só com luta, unidade e a solidariedade poderemos resistir e avançar nas Conquistas”, disse a presidente Liz.

Por fim, a delegação do SINTRABOR/FENABOR e Força Sindical realizou diversos intercâmbios com outras delegações internacionais e convidados de vários países, tais como: Estados Unidos, Canadá, Turquia, França, Alemanha, Argentina, México, África do Sul, Libéria, Ucrânia e Indonésia.

De maneira muito cordial, todos e todas representantes das delegações internacionais expressaram sua solidariedade e desejaram pronta recuperação da saúde ao nosso presidente Márcio Ferreira.

Close