Publicado por 14:09 Aconteceu, Em Destaque, Notícias, Relações Internacionais

DELEGAÇÃO DA FENABOR JÁ ESTÁ NA CHINA!

A Delegação da FENABOR / SINTRABOR-SP / Sindborracha Camaçari, chefiada pelos  companheiros Márcio Ferreira e Josué da Purificação Pereira, chegou a Pequim, China, no domingo 21 de Abril, e foi recepcionada efusivamente pela companheira, Li Jangfang, e outros dirigentes do Departamento Internacional da ACFTU.

Hoje 22 de Abril, no período da manhã, a delegação teve um importante Encontro de Intercâmbio Sindical Setorial com importantes dirigentes da Federação Nacional dos Sindicatos da China, ACFTU, entre os quais os companheiros, Jinliang Zheng, vice-presidente Nacional do Setor da Borracha e Pneumáticas da China, Jiaheng Zheng, Diretor Adjunto do Departamento Internacional da ACFTU, Companheiras, Huihui Liu, Dirigente do Setor da Borracha e Pneumáticas, Xin Zhao, Chefe do Departamento Internacional para as Américas, Shuja Zhang, Dirigente do Departamento Internacional da ACFTU, e o Companheiro, Yunxiang Wang, Dirigente do Departamento Internacional do Partido Comunista Chinês.

Os dirigentes chineses deram boas-vindas e manifestaram grande satisfação em receber a delegação da FENABOR/ SINTRABOR-SP / Sindborracha Camaçari.

Durante o Encontro, os líderes Sindicais de ambos os países debateram e intercambiaram informações sobre o contexto e conjuntura na China e no Brasil, a importância do fortalecimento do intercâmbio, a solidariedade e os desafios do processo de globalização para os trabalhadores e as trabalhadoras, principalmente no atual contexto e da conjuntura geopolítica e das novas tecnologias com impactos no mundo do trabalho.

O presidente Márcio agradeceu a excelente recepção dos amigos e companheiros Chineses e fez uma explanação sobre o trabalho e ações da FENABOR/ SINTRABOR na defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do setor. Além disso, manifestou nossas preocupações com a crise que vivemos dos trabalhadores da borracha e pneumáticas no Brasil devido aos desequilíbrios do comércio internacional com diferentes países a nível global.

“O nosso objetivo nesta importante visita é fortalecer o intercâmbio, bem como aprofundar nossos conhecimentos e experiências sobre a realidade dos trabalhadores em ambos os países”, disse Márcio Ferreira.

O companheiro Josué da Purificação Pereira, presidente do SINDBORRACHA, Camaçari-BA, agradeceu a ótima recepção dos companheiros chineses e considerou de grande importância à agenda de trabalho da delegação durante esta semana de intercâmbios em Pequim e Hanan, China. “Estamos realmente impressionados de forma positiva com o grau de desenvolvimento da China”, afirmou Josué.

O companheiro Jinliang, vice-presidente do setor da borracha e pneumáticas da China, parabenizou o companheiro Márcio Ferreira pela atuação e liderança a frente da FENABOR/SINTRABOR no Brasil, assim como considerou que a continuidade desse intercâmbio é fundamental e de interesse mútuo.

O dirigente chinês também destacou o sucesso da visita do presidente LULA a China, em 2023, liderando uma comitiva que incluía líderes das principais centrais sindicais do Brasil: Força Sindical, CUT e UGT, e considerou que os temas abordados pela ACFTU neste Encontro de Intercâmbio Setorial, de alguma forma, refletem os assuntos e acordos tratados naquele importante encontro de cúpula Brasil-China.

“A China trabalha firmemente pela unidade e a mobilização de toda a sociedade para que possamos ter uma indústria e manufatura forte, adequada com os avanços científicos e tecnológicos, como base fundamental do crescimento econômico sustentável e uma melhor qualidade de vida para o nosso povo”, concluiu Jinliang Zhang.

A delegação tem uma agenda cheia durante toda a semana, incluindo visita à Fábrica de Pneus, localizada na cidade de Jiaozou, além de encontros com os líderes sindicais do município e da província de Hanan, no dia 23 de Abril. Além de uma visita a um centro de trabalhadores de serviço, e importantes intercâmbios com líderes da área internacional da ACFTU, em Pequim, nos dias 24 e 25 de abril.