Publicado por 20:15 Aconteceu, Em Destaque, Notícias, Publicações, Relações Internacionais

DELEGAÇÃO DO SINTRABOR E FORÇA SINDICAL PARTICIPA DE IMPORTANTE ENCONTRO INTERNACIONAL DO GRUPO DE TRABALHADORES DO G20 NA ÍNDIA

Entre os dias 21 e 23 de Junho, na Cidade de Patna, do Estado de Bihar, na Índia, a Delegação do SINTRABOR e a Força Sindical participou de importante Encontro Internacional do Grupo de Trabalhadores do G20.

Durante o evento, os delegados e convidados dos Sindicatos dos países do G20 debateram temas importantes para os trabalhadores e a população, entre os quais, seguridade social, direitos das mulheres, trabalho decente, fortalecimento da negociação coletiva, imigração, mudança climática, desenvolvimento sustentável, o futuro do trabalho e a justiça social.

Na abertura, o Governador do Estado de Bihar, Sr. (Sh) Rejendra Vishwanath Ji, agradeceu a presença de todos os delegados nacionais e internacionais, destacou a importância da Índia estar presidindo o G20 e o L20, 2023. “O Estado de Bihar tem um papel histórico para o desenvolvimento político, econômico e social em nosso país “, disse Sh Rejendra.

O companheiro Hirammay Pandya, presidente da BMS e do L20, agradeceu o apoio e participação das Centrais Sindicais da Índia presente no encontro, e todos os delegados e delegadas, além dos convidados de 29 países que marcaram presença nesse importante evento dos trabalhadores dos países do G20 e L20, e desejou sucesso ao sindicalismo e ao Governo brasileiro na organização e condução dos trabalhos do G20 e L20, sob a presidência do Brasil em 2024.

“O Estado de BIHAR é símbolo da história e de grande parte da cultura da Índia, e é reconhecido nacional e internacionalmente como o berço da democracia“, disse, Hirammay.

A delegação da Força Sindical e do SINTRABOR participou ativamente dos debates nas diversas mesas de trabalho e intercâmbios realizados durante os três dias de debates no encontro, na qual destacamos a participação do companheiro, Samuel Alves da Silva, FERRINHO, Vice-presidente do SINTRABOR, e Ortelio Palacio Cuesta, Relações Internacionais do SINTRABOR, nos intercâmbios bilaterais setorial com representantes do setor da borracha presentes na reunião do L20, e convidando para nosso encontro internacional em novembro de 2023, na Praia Grande. Além de participar junto com a companheira Ruth Coelho Monteiro, Secretária Nacional de Direitos Humanos da Força Sindical, na elaboração dos documentos finais do L20 e nos painéis de abertura e encerramento do evento.

Os delegados nacionais e internacionais discutiram sobre temas relevantes para os trabalhadores, as trabalhadoras e à população, especialmente, as pessoas mais vulneráveis nos países do G20. Os principais eixos de discussão do L20, foram: a seguridade social, o trabalho decente, respeito aos direitos, informalidade, direitos das mulheres, diálogo social, imigração, mudança climática, o futuro do trabalho e a justiça social.

O companheiro, Samuel Alves da Silva, vice-presidente do Sindicato dos Borracheiros de São Paulo, destacou a importância da unidade dos trabalhadores a nível nacional e internacional, as relações bilaterais setoriais, a luta e fortalecimento da negociação coletiva, melhores salários e a solidariedade entre os trabalhadores em nível mundial.

A delegação também manteve encontros bilaterais com delegados e representantes sindicais de vários países, entre os quais: Curaçao, Rússia, Porto Rico, Bangladesh, China, Itália, Dubai, Gana, Nigéria, Índia, entre outros. A Força Sindical esteve representada pela companheira, Ruth Coelho Monteiro, Secretária Nacional de Direitos Humanos, e os companheiros, Samuel Alves da Silva, Vice-presidente dos Borracheiros de São Paulo, e Ortelio Palacio Cuesta, assessor especial de Relações Internacionais da Força Sindical e do SINTRABOR.