No dia 22 de Março de 2025 (Sábado), o SINTRABOR recebeu em Praia Grande, mais de 380 trabalhadoras da categoria para a edição de 2025 do Encontro de Mulheres Borracheiras, que trouxe como tema central: “O Papel da Mulher na Política”. Além disso, o evento teve Transmissão ao Vivo pelo nosso canal no YouTube, alcançando quase 700 visualizações.
COMPOSIÇÃO DA MESA E ABERTURA DOS TRABALHOS
Cerimonialista do evento, nossa Diretora Edivânia Medeiros foi quem anunciou os componentes da mesa de trabalhos: Samuel Alves (Ferrinho), Vice-presidente do SINTRABOR (que representou o nosso Presidente Márcio Ferreira); Maria Auxiliadora, Presidente do Sindicato dos Brinquedos e Secretária Nacional de Políticas para Mulheres e Gênero da Força Sindical; Alsira Lima, Diretora do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes; Dr. Cesar Granieri, Coordenador Depto. Jurídico da nossa Entidade; Vera Benicio, Secretaria de Diversidade e Inclusão da cidade de Praia Grande que representou o Prefeito de Praia Grande, dr. Alberto Mourão; Osmir Rato, Presidente do Sindicato da Borracha de Sorocaba representando a FENABOR; Sara Santana, Professora da rede pública de ensino e Palestrante; bem como as nossas Diretoras do Sindicato: Irani Ribeiro, Deusilá Moreira e Osenilda Alves. A Deputada Estadual Leci Brandão (PC do B/SP), infelizmente não pode estar presente, mas enviou vídeo saudando as companheiras da categoria.

Durante a sua fala, Ferrinho enalteceu o Encontro, que vem sendo realizado ininterruptamente desde 2022: “nas edições anteriores desse evento, foram aprovadas deliberações que acabaram se transformando em conquistas relevantes para as mulheres borracheiras e também para categoria como um todo, entre as quais, a inclusão da Lei da Igualdade Salarial entre homens e mulheres nos Acordos Coletivas das Pneumáticas da nossa base territorial. Por isso eu digo a vocês que aproveitem muito esse Encontro”, disse ele, que ainda ressaltou os avanços que ocorreram em relação a igualdade salarial entre mulheres e homens.

PAINÉIS TEMÁTICOS
Mesa de trabalhos desfeita, após a exibição de vídeo com a cronologia das conquistas das mulheres ao longo dos tempos, a nossa programação seguiu com o início dos painéis das palestrantes convidadas.
No primeiro, Laura Benevides, Pesquisadora e Docente do DIEESE, abordou o tema “Lugar de Mulher é na Política”: “participação política é a atuação em espaços políticos, ou seja, em grupos que se propõe a debater e intervir em questões públicas”, definiu Laura. Ela ainda falou sobre a importância do engajamento e apresentou em números como está a participação da mulher na política.

Na sequência, Janete Pietá, vereadora do partido Rede em Guarulhos, apresentou como tema de sua palestra: “A Participação da Mulher na Política: Lutas, Avanços e Desafios”, esmiuçando a questão do protagonismo feminino, os movimentos feministas e o histórico sobre a participação da mulher na política: “Lugar de mulher é na política, e agradeço meus pais por me levarem desde cedo para acompanha-los nas reuniões de associação de bairro”, disse Janete, que também já foi Deputada Federal por dois mandatos.




Após o almoço, o segundo painel começou com o astral nas alturas. A Psicóloga Clínica Maria Iracildes não deixou ninguém ficar parado durante suas animadas dinâmicas, mas também não deixou de tocar em assuntos espinhosos durante o tema “Histórico da Mulher na Política”, no qual ela falou sobre a violência sofrida por mulheres parlamentares: “elas não são indicadas como líderes de comissões, não estão como líderes de partidos ou relatoras, além de serem constantemente interrompidas durante suas falas em plenário”, enfatizou Iracildes.

Em seguida, Profª Eliane Furoni, Mestranda em Ciências Sociais pela PUC, ficou com a incumbência de falar sobre a “Participação das Mulheres nas Greves Gerais de 1917 e as Lutas Históricas das Operárias no Início do Século XX”. Segundo Eliane, as mulheres tiveram grande importância na Greve de 1917, sobretudo no combate aos abusos e todo tipo de exploração sofrida pelas operárias nas fábricas daquele período: “Parou São Paulo”, contou ela, explicando como aquela paralisação liderada por mulheres tomou proporções gigantescas.

Por fim, tivemos o terceiro Painel que tratou do tema “Desigualdades Sociais, Políticas Públicas e os Desafios e Lutas das Mulheres”. A primeira a fazer sua explanação foi Patty Ferreira, vereadora do PT em Diadema. Ela contou um pouco de sua trajetória e frisou a importância de conscientizar e politizar as próximas gerações: “Hoje, eu trabalho para minha filha de 17 anos e para filha de todas vocês. […] Tem uma nova geração que está vindo e a gente precisa politizar e precisa mostrar”, finalizou.

Após a fala da vereadora, ficou a cargo de Marilane Teixeira, Professora e Pesquisadora da CESIT e UNICAMP, encerrar o último painel. Ela destacou em sua fala sobre o que vem sendo feito em termos de políticas públicas para melhorar a vida das mulheres, sobretudo pelo fato da Profª Marilane ter participado da construção do relatório de transparência salarial e ter ajudado na elaboração da Lei de igualdade salarial.



Na oportunidade, o assessor de Relações Internacionais do SINTRABOR, Ortelio Palácio, trouxe importantes informações das convenções da OIT (Organização Internacional do Trabalho) sobre a questão das lutas das mulheres a nível mundial.

SEMENTES DA ESPERANÇA
Antes da realização dos sorteios prevista na programação do Encontro, o assessor de comunicação do SINTRABOR, Valter Paixão, falou sobre um dos panfletos que foram entregues as participantes que foi elaborado pela Deputada Federal Luiza Erundina intitulado Sementes da Esperança, que traz o Manifesto para criação de núcleos de base para a reconstrução do poder popular. Vale ressaltar que a parlamentar iria participar do nosso evento, mas acabou impossibilitada de comparecer.

FESTAS LULINAS
Ainda antecedendo a premiação, o representante do Comitê Popular de Luta Festas Lulinas, Marcelo Carvalho, fez uma explanação às companheiras borracheiras sobre essa importante agenda cultural em prol do Presidente da República que mais implantou políticas públicas em defesa das mulheres na história deste país, o guerreiro contra a fome e a miséria, Luiz Inácio LULA da Silva. Vale ressaltar que essa será a quarta edição das Festas Lulinas e ela ocorrerá entre 13 de Julho a 13 de Agosto em várias regiões do nosso Estado e do território nacional.
SORTEIO DE PRÊMIOS
Para finalizar, foram realizados sorteios de 6 prêmios e 4 estadias na Colônia de Férias do nosso Sindicato, presenteando algumas sortudas companheiras que estavam presentes, além de outras mulheres que acompanhavam o nosso evento de forma on-line através do canal TV SINTRABOR Oficial no YouTube.
REGISTRO IMPORTANTE
A Deputada Federal do PSOL/SP, Erika Hilton e a Deputada Estadual do PT/SP, Profª Bebel também foram convidadas para ministrar palestras nos painéis do nosso Encontro. Porém, apesar do interesse das duas parlamentares em estarem presentes, elas ficaram impossibilitadas de comparecer, mas se prontificaram a estarem conosco em outros eventos organizados pelo SINTRABOR / FENABOR.

Crédito Fotos: Carlito Santos