Publicado por 12:07 Aconteceu, Em Destaque, Notícias, Relações Internacionais • One Comment

GRANDE SUCESSO: ENCONTRO INTERNACIONAL DA BORRACHA É ENCERRADO COM CHAVE DE OURO

Na quinta-feira, 09 de novembro a partir das 9 horas, tivemos a continuidade do Encontro Internacional do Setor da Borracha e das Pneumáticas, no auditório da Colônia de Férias do SINTRABOR, em Praia Grande. Evento que reuniu representantes de mais de 20 países de forma presencial e virtual.


Os trabalhos começaram no segundo dia com a continuidade do debate do primeiro painel que tratou das “Mudanças e Transformações no Setor de Borracha e Pneus”. Para essa discussão, tivemos a participação de forma virtual de Shri Surendaran, Secretário de Organização da Central Sindical BMS (Índia) e de vários outros companheiros e companheiras do sindicalismo indiano que deram sua contribuição de forma virtual.

Presencialmente, participaram: Allaaddin Sari, da entidade LASTIK-IS (Turquia); Majid Firouzabadi Yazd, Secretário de Relações Internacionais da CIWR (Irã); e Miguel Torres, Presidente Nacional da Força Sindical, que destacou a importância do sindicalismo para as conquistas da classe trabalhadora: “Não existe um direito trabalhista que não tenha sido conquistado pelos Sindicatos”.


No segundo painel, o tema tratado foi a “Reindustralização e a Transição Justa”. Cristian Alejandro Valerio, Secretário Adjunto da IndustriALL; Alejandro Assumma, Diretor do SUTNA; Reynaldo Megna, Presidente ABIARB; Fernando Lima, do DIEESE; e Márcio Ferreira, Presidente SINTRABOR / FENABOR, todos os citados participaram presencialmente. De maneira virtual: Hannes Hauke Kühn, Secretário Internacional da IGBCE (Alemanha); e Juan Guilarte, Especialista ACTRAV, OIT (Chile).


Na parte da tarde, o painel 3 tratou do tema “Cooperação, Intercâmbio e Solidariedade Internacional”. A mesa para esse debate foi composta por Alejandro Crespo, presidente SUTNA; Kemal Özkan, Secretário Adjunto da IndustriALL Global Union (Turquia); Tom Grinter, Diretor de Base da IndustriALL Global Union, (Suíça); Cemal Hoşver, Secretário de Relações Internacionais da LASTIK-IS (Turquia); e do nosso Presidente Márcio Ferreira, que provocou uma reflexão sobre a questão da guerra entre Israelenses e Palestinos. Ele fez questão de pedir que fosse respeitado um minuto de silêncio em respeito às vítimas do combate. Vale destacar que antecedendo a fala de encerramento do terceiro painel proferida pelo anfitrião, tivemos o discurso eloquente do companheiro Alejandro Crespo, Secretário Geral do SUTNA, entidade co-organizadora do Encontro Internacional juntamente com o Sintrabor e a Fenabor. Durante a sua explanação, com a exibição de um vídeo sobre a Greve Histórica de 6 meses dos trabalhadores das pneumáticas da Argentina, Crespo exortou a importância da solidariedade de classe e o apoio determinante do sindicalismo brasileiro como um divisor de águas em um momento crítico do movimento paredista vitorioso ocorrido em 2022.
Finalizando o nosso Encontro Internacional, o último painel foi sobre “Segurança e Saúde do Trabalho e Negociação Coletiva”. De forma virtual, participaram: Branislav Rugani, Secretário Internacional da Force Ouvriere F.O. (França); Antonio Parisi, UILTEC (Itália); e Juan Guilarte, Especialista ACTRAV, OIT (Chile). Presencialmente, a mesa foi composta por: Fernando Lima, Economista do DIEESE; Marco Argili, Secretário do Comitê Mundial dos Trabalhadores da Bridgestone para Europa (Itália); Adérito Alexandre Gil, SINDEL (Portugal); Marcus Alves de Mello, Superintendente Regional do Trabalho, que representou o Ministro Luiz Marinho; Guilherme Besse Garnica, Chefe da Seção de Segurança e Saúde no Trabalho em São Paulo; e o Presidente Márcio Ferreira, que aproveitou o tema para fazer um alerta: “Estamos conseguindo diminuir na nossa categoria a questão de acidentes no local de trabalho. Mas os problemas psicológicos causados pela pressão dentro da fábrica têm aumentado”. Márcio ainda destacou que esse tema deve ser um dos carros-chefes no Encontro de Cipeiros de 2024 dado a sua relevância. No encerramento ocorrido às 17:30 horas, o Presidente Márcio agradeceu a presença de todos as delegações internacionais, aqueles que participaram virtualmente e os que estiveram no auditório da Colônia de Férias prestigiando o evento: “que o ano que vem pretendemos fazer ainda melhor”, finalizou.

Close