Publicado por 15:51 Aconteceu, Em Destaque, Notícias, Relações Internacionais

SINTRABOR FAZ DENÚNCIA INTERNACIONAL CONTRA A VIBRACOUSTIC POR DEMISSÃO INJUSTA DE DIRETOR DO SINDICATO

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Artefatos de Borracha, Pneus e afins de São Paulo e Região – SINTRABOR denuncia e repudia veementemente a demissão injusta do companheiro, CLAUDIO CESAR CARNEIRO, Diretor de base do Sindicato, ocorrida no dia 13 de julho de 2022, por parte da empresa Vibracoustic na planta em Taubaté, São Paulo – Brasil.

O companheiro, CLÁUDIO CÉSAR CARNEIRO, diretor de base, havia sido eleito pelo voto direto da categoria borracheira, e estava exercendo seu mandato há apenas três meses, e vinha exercendo seu papel de líder sindical na empresa, denunciando algumas práticas negativas da empresa, como a terceirização na área produtiva e a falta de critérios na distribuição de cargos e salários, acreditamos que foi esse o verdadeiro motivo para a empresa demiti-lo.

Depois da demissão arbitraria, em reunião com o Sindicato, a empresa na pessoa dos seus representantes veio com argumentos e acusações infundadas de que o diretor havia praticado assédio sexual contra algumas companheiras de trabalho, o que verificou-se ser uma acusação infundada por parte da empresa, caracterizando uma prática antissindical de tamanho astronômico, jogando na lama o nome do companheiro Cláudio, bem como a imagem do Sindicato, visto que o companheiro era o único representante sindical dentro da empresa.

Outra prática bem corriqueira da empresa é impedir que os trabalhadores se associem ao sindicato, ameaçando demitir os que se associarem.

Em razão da gravidade dessa absurda demissão injustificada e considerando o histórico do mau comportamento, práticas antissindicais e a intransigência por parte da empresa, o Sindicato dos Borracheiros de São Paulo e Região decidiu denunciar a empresa Vibracoustic aos órgãos competentes internacionais, para que atos e práticas como estas não aconteçam nas demais plantas da Vibracoustic espalhadas pelo mundo.

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Artefato de borracha, Pneus e afins de São Paulo e região – SINTRABOR exige a imediata reintegração do companheiro CLAUDIO CESAR CARNEIRO a seu posto de trabalho, o respeito aos direitos e as normas internacionais do trabalho da OIT. Além do fim da terceirização e as práticas antissindicais na empresa.

Como organização sindical, continuaremos na luta, tomando todas as medidas necessárias cabíveis para que o companheiro Cláudio seja reintegrado ao seu posto de trabalho e para que a empresa respeite a organização e atividade sindical. Nesse sentido, solicitamos respeitosamente todo o apoio e solidariedade das entidades sindicais e organismos internacionais, especialmente o apoio e solidariedade dos trabalhadores das unidades da Vibracoustic espalhadas pelo mundo.