Publicado por 16:57 Aconteceu, Banner Digital, Em Destaque, Notícias

SUCESSO ABSOLUTO: Encontro de Mulheres Borracheiras reúne mais de 250 trabalhadoras e lota novo salão de eventos da nossa Colônia de Férias em Praia Grande

Nos dias 26 e 27 de março, no salão de eventos da Colônia de Férias do nosso Sindicato, em Praia Grande, ocorreu o Encontro de Mulheres Borracheiras, que levou mais de 250 trabalhadoras de várias empresas da base do SINTRABOR.

Após o café da manhã, os trabalhos foram iniciados pelos Mestres de Cerimônia Irani Ribeiro de Alencar, diretora do SINTRABOR e funcionária da Michelin, e Valter Paixão, assessor de imprensa do Sindicato, que fizeram o anúncio da composição da mesa, que foi a seguinte: Márcio Ferreira, presidente do SINTRABOR; Rui Lemos Smith, secretário de negócios metropolitanos de Praia Grande (representando a Prefeita Raquel Chini); Maria Auxiliadora, secretária nacional da Mulher da Força Sindical; Herbert Passos, Federação dos Químicos do Estado de São Paulo; Heitor Apip, vice-presidente da Força Estadual São Paulo; Edivânia Conceição M. da Silva e Deusilá Moreira Alves, diretoras do Sindicato dos Borracheiros da Grande São Paulo; Osnir Nunes Rato, presidente do Sindicato dos Borracheiros de Sorocaba e diretor da Federação Nacional dos Borracheiros; Alsira Maria Lima, diretora do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo. Durante as palavras dos convidados foram apresentados vídeos com mensagens às mulheres de: Paulo Pereira da Silva, deputado federal do Solidariedade; Miguel Torres, presidente da Força Sindical; Carlos Augusto (Carlão), secretário do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo.

Ato contínuo, os trabalhos seguiram com apresentação de palestras que abordaram temas que são de extrema relevância para o universo feminino. A primeira foi sobre os Direitos da Mulher, sendo ministrada pela Dra. Regiane Ramos, Coordenadora do Departamento Jurídico do SINTRABOR, que fez de forma muito didática uma apresentação item por item dos direitos da mulher garantidos por Lei, e pelo Dr. Rocha Pombo, advogado do SINTRABOR e especialista em várias áreas do Direito e que dá plantão na Sede Central e Subsede de Santo André nos assuntos: Civil, da Família e Direitos da Mulher, que falou sobre assédio e agressões contra a mulher. Ao final da sua explanação, Rocha Pombo tirou seu terno e vestiu a camisa rosa do evento, arrancando aplausos efusivos das companheiras que estavam na plateia. Para complementar esse assunto, o companheiro Márcio Pino, presidente da Feipol (Federação Interestadual dos Policiais Civis – Região Sudeste), foi chamado à mesa para dar um breve depoimento sobre as delegacias da mulher no Estado de São Paulo.

Os trabalhos seguiram com a palestra sobre Organização nos Locais de Trabalho (OLT) da companheira Neuza Barbosa de Lima, secretária da Seguridade Social da Força Sindical e vice-presidente da Federação da Alimentação de São Paulo, que também aproveitou a deixa da palestra anterior e fez um emocionante relato sobre a violência contra as mulheres no ambiente de trabalho.

Após o intervalo para o almoço, os trabalhos continuaram com a palestra da Maria Iracilde, psicóloga clínica, que falou sobre saúde mental da mulher e que empolgou a todas as companheiras presentes ao evento.

Antes da última palestra, foi realizada uma vídeo-chamada diretamente de Lima, no Peru, com a apresentação da Maribel Batista, que representou a OIT durante o evento, e falou sobre Mulheres, Futuro do Trabalho, Equidade de Gênero e Diálogo Social.

Na última palestra, a Dra. Camila Ikuta, técnica do DIESSE, Mestre e Doutora em Educação pela FE/USP, que falou sobre as Mulheres no Mercado de Trabalho e sua Participação Política, apresentando dados importantes dos temas abordados.

Para finalizar, a cantora Elza Soares, falecida no último dia 20 de janeiro, foi homenageada com a leitura de um texto, feita pela companheira Edivânia, contando a trajetória da artista e a apresentação de um vídeo com seus melhores momentos. O nosso ainda promoveu sorteio de vários brindes as companheiras da categoria presentes ao evento, estadias na Colônia de Férias, entre outros “mimos”. No dia 27, por conta da intensa programação que durou durante todo o sábado, o Sindicato destinou o domingo como livre para o lazer das trabalhadoras da categoria, que puderam aproveitar para curtir a praia. Exatamente às 15h30, como o programado, os ônibus partiram rumo à São Paulo.

Close