Publicado por 16:57 Aconteceu, Em Destaque, Notícias, Relações Internacionais

Delegação da FENABOR visita a cidade de Zhengzhou na província de Henan

Dando continuidade a agitada agenda, a Delegação da FENABOR / SINTRABOR-SP / Sindborracha Camaçari, chefiada pelos companheiros Márcio Ferreira e Josué da Purificação Pereira, chegou à cidade de Zhengzhou, capital da província de Henan, China, nesta terça-feira, dia 23 de Abril, e foi recepcionada efusivamente pelo companheiro Tan Binfan, Diretor do Departamento Internacional da Federação dos Sindicatos Henan e outros Dirigentes Sindicais do Setor da Borracha e Pneumáticas da Região.

A delegação manteve importantes encontros de intercâmbio com os companheiros da Federação supracitada, onde foi acordada a elaboração e firmado protocolo de irmandade, intercâmbio e solidariedade entre os Sindicatos da província e a FENABOR / SINTRABOR-SP / Sindborracha Camaçari.

O objetivo desse importante acordo histórico entre a nossa Delegação e a Federação d de Henan é o aprofundamento e fortalecimento do intercâmbio entre ambos.

No período da tarde, a Delegação fez uma importante visita à Fábrica de Pneus Aeolus Tyre (Pirelli), situada no Município de Jiaodong, que também faz parte da província de Henan, a delegação foi recebida por uma comitiva da direção da empresa, encabeçada pelo Diretor Geral, Sr. Wang Jianjun, e a Presidenta do Sindicato da empresa Aeolus, Sra. Liu Chenhong.

Durante o encontro na Sede da empresa, a Presidenta do Sindicato fez uma explanação positiva sobre o desenvolvimento e atuação da empresa e o diálogo permanente com o Sindicato e os trabalhadores, sempre visando o entendimento, acordos coletivos satisfatórios e um plano de ação para melhorar as condições de vida do trabalhador. Destacando como principais ações as questões de segurança e saúde dos trabalhadores e trabalhadoras, formação e qualificação dos trabalhadores com as inovações e novas tecnologias, incentivo e motivação através de concursos e premiações, e ações sociais, artísticas e culturais procurando manter o alto astral dos trabalhadores e suas famílias.

Nossa Delegação ficou impressionada positivamente com o nível da organização, limpeza, ambiente arejado e medidas de prevenção observadas na principal sessão de produção visitada e observada atentamente pelo Presidente da FENABOR / SINTRABOR Márcio Ferreira e pelo Presidente do Sindborracha, Camaçari-BA, Josué da Purificação Pereira.

O presidente Márcio agradeceu a excelente recepção dos amigos e companheiros Chineses e aproveitou o ensejo para falar sobre o trabalho e ações da FENABOR/ SINTRABOR na defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do setor, bem como manifestou nossas preocupações com a crise que vivemos dos trabalhadores da borracha e pneumáticas no Brasil devido aos desequilíbrios do comércio internacional com diferentes países a nível global.

“O nosso objetivo nesta importante visita é fortalecer o intercâmbio é aprofundar os conhecimentos e experiências sobre a realidade dos trabalhadores em ambos os países”, disse Márcio Ferreira.

O companheiro Josué da Purificação Pereira, Presidente do Sindborracha de Camaçari-BA, também agradeceu os companheiros chineses e considerou de grande importância à agenda de trabalho durante esta semana de intercâmbios em Pequim e Hanan. “Estamos realmente impressionados de forma positiva com grau de desenvolvimento da China”, concluiu Josué.

Na sequência, os dirigentes sindicais brasileiros foram recebidos num banquete oficial oferecido pela direção do Sindicato municipal de Jiaodong, cidade histórica da China. Houve troca de informações e conhecimento sobre questões sindicais, história e cultura milenar da província de Henan e da China. A Delegação finalizou a visita assistindo a uma inesquecível e belíssima apresentação teatral de Kung Fu (Shaolin). Amanhã, 24 de Abril, no período da manhã, a delegação visitará o histórico e famoso templo de Shaolin. Na parte da tarde, nossa Delegação retornará a Pequim para dar continuidade ao Intercâmbio Sindical com Dirigentes da ACFTU.