Publicado por 16:31 Aconteceu, Em Destaque, Notícias, Publicações

ENCONTRO DO PRESIDENTE MIGUEL TORRES COM A DIRETORIA DO SINTRABOR: UMA AULA DE ANÁLISE DA CONJUNTURA POLÍTICA, ECONÔMICA, SOCIAL E SINDICAL

A convite do Presidente do SINTRABOR/FENABOR, Márcio Ferreira, o Presidente Nacional da Força Sindical e Membro do Conselhão do Governo Lula, Miguel Torres, brindou toda a Diretoria do SINTRABOR, na manhã desta 3ª feira, dia 12/09, com uma palestra super esclarecedora, com quase duas horas de duração.

O Companheiro Miguel deu uma verdadeira aula de conhecimento conjuntural dos 3 poderes da República, bem como dos cenários tanto nas questões política, econômica, social e sindical, neste início do 3º mandato do presidente Lula.

Miguel Torres enfatizou a importância da vitória no 2º turno contra as forças da obscuridade e que se o companheiro Lula não tivesse vencido, provavelmente não estaríamos tendo esta atividade hoje.

Porém, o companheiro Miguel ressaltou: “infelizmente, no Legislativo, a situação é totalmente adversa, pois os setores mais retrógrados da sociedade acabaram elegendo a maioria dos seus representantes”.

Por isso a batalha no Congresso Nacional, é extremamente delicada. É preciso jogo de cintura e negociar a todo o momento para obtermos ganhos aos assalariados.

Isso sem contar a falta de cobertura dos órgãos da grande imprensa em relação aos interesses da classe trabalhadora. Para tanto, basta lembrarmos que na última semana de agosto, quando o Presidente Lula sancionou a política de valorização do salário mínimo e a correção da tabela do imposto de renda, a mídia oficial estava preocupada em divulgar negativamente a cobrança de imposto das grandes fortunas.

Nesse sentido, o Presidente Miguel destacou a realização do Encontro de Comunicação da Força Sindical no próximo dia 14/09, como forma de começarmos a estabelecer um contraponto à mídia privada.

Miguel também falou do reconhecimento da constitucionalidade da contribuição negocial no STF, com o placar de 10 x 1 dos magistrados, mas lembrou que ainda não saiu o ACORDÃO relativo a esse ARE e por isso precisamos nos manter atentos para evitar qualquer mudança de rumos nessa decisão.

Outro tema explanado pelo companheiro Miguel Torres foi o Projeto de Reestruturação do Movimento Sindical, o seu custeio e as formas de representação das entidades, e finalizou dizendo que o caminho que devemos percorrer é longo, mas com mobilização, unidade e organização, certamente alcançaremos o nosso objetivo maior que é o fortalecimento dos Sindicatos e consequentemente do Estado Democrático Brasileiro. Em nome de toda a Diretoria do SINTRABOR, o Presidente Márcio agradeceu a palestra ministrada pelo companheiro Miguel Torres e elogiou dizendo: “é um orgulho muito grande para nós da categoria da borracha fazer parte da Força Sindical, uma Central atuante, pluralista e com visão estratégica”.