Publicado por 13:05 Palavra do Presidente

IGUALDADE SALARIAL ENTRE HOMENS E MULHERES: MAIS QUE UMA CONQUISTA, UMA REPARAÇÃO HISTÓRICA!

Justamente em Março, no mês da Mulher, o nosso Sindicato conseguiu uma conquista gigante: assegurar uma cláusula no Acordo Coletivo da Bridgestone onde a empresa se compromete a aplicar a Lei Federal 14.611/2023 do Governo Federal, que garante a tão sonhada e batalhada igualdade salarial entre homens e mulheres. Ou seja, uma vitória emblemática e que certamente irá repercutir em todas as empresas da categoria da borracha.

Além do simbolismo que essa conquista representa, ela acontece concomitantemente às tentativas das conservadoras CNI (Confederação Nacional da Indústria) e CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) que tentaram, de forma absurda, por meio de ação no STF, no dia 12 de março, impedir o cumprimento da Lei da Igualdade Salarial, com alegações descabidas e fora de propósito.

No mundo que sempre tratou a mulher no mercado de trabalho de forma inferiorizada, assegurar a igualdade salarial entre gêneros é uma reparação histórica e a garantia da valorização profissional e da capacidade das nossas trabalhadoras, que lutaram bravamente por seu reconhecimento.

Além do que estamos orgulhosos por essa conquista. Ainda mais que ela aconteceu em menos de uma semana após o Encontro de Mulheres Borracheiras, organizado pelas Diretoras da nossa Entidade, que foi realizado na Colônia de Férias do Sindicato, em Praia Grande, nos 16 e 17 de Março. Agora, esperamos que outras categorias profissionais possam se organizar para conseguir o mesmo, pois a mulher trabalhadora merece.

Márcio Ferreira – Presidente