Publicado por 11:06 Aconteceu, Em Destaque, Notícias

CONFERÊNCIA PREPARATÓRIA PARA EVENTO NACIONAL SOBRE CT & I E O MUNDO DO TRABALHO TEM A PARTICIPAÇÃO DO MINISTRO LUIZ MARINHO

O Fórum das Centrais Sindicais, composto por Força Sindical, CUT, UGT, CTB, CSB e Nova Central, em parceria com o DIEESE, realizou, na última sexta-feira, dia 05 de Abril, a Conferência Livre CT & I (Ciência, Tecnologia e Inovação) e o Mundo do Trabalho, evento preparatório para a Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia & Inovação, que acontece nos dias 4, 5 e 6 de Junho de 2024, em Brasília.

O objetivo da Conferência Livre foi discutir questões importantes como as inovações tecnológicas do mundo do trabalho, a inteligência artificial e seu impacto no mercado de trabalho e as melhorias nas condições de vida dos trabalhadores, bem como fazer um levantamento de propostas e contribuições para serem apresentadas na Conferência Nacional.

PRESENÇA ILUSTRE

Além dos representantes das Centrais Sindicais e dirigentes de várias categorias profissionais que lotaram o Auditório do DIEESE, o evento contou com a presença ilustre do Ministro do Trabalho Luiz Marinho. “Pensar ciência, tecnologia e inovação, sem pensar em trabalho, é o debate não estar completo”, disse o Ministro.

Marinho ainda fez um alerta de como será o mundo daqui 20 anos com a inteligência artificial, caso o debate no presente não seja bem-feito. Para ele, o mundo pode acabar com poucas famílias concentrando riqueza e a imensa maioria na pobreza e na miséria.

MOVIMENTO SINDICAL

Anfitriões da Conferência, cada Central que compõe o Fórum mandou o seu representante. A Força Sindical estava representada por João Carlos Gonçalves (Juruna), Secretário-Geral da Entidade. “Participar deste debate é fundamental, importante. Todas as inovações que são feitas precisam passar pelos trabalhadores”, destacou.

DIEESE OPINA

Ao final dos trabalhos, nossa reportagem ouviu Fernando Lima, supervisor técnico do Dieese. Ele falou sobre a importância deste debate visando a Conferência Nacional: “O evento deu a oportunidade às entidades sindicais e à sociedade como um todo se manifestar sobre ciência e tecnologia. O evento é um marco para os trabalhadores, pois em cima dos conteúdos sugeridos (Conferência Livre), teremos a visão dos trabalhadores neste debate (Conferência Nacional)”.

Quem também falou conosco foi Victor Pagani, Diretor adjunto do DIEESE. Para ele, a tecnologia precisa estar a serviço da população: “A tecnologia deve estar a serviço da redução de todas as formas de desigualdade social, regional, de gênero, raça, etnia, além de estar a serviço da garantia da soberania nacional do país”.